Em vitória histórica, 300 empregados de empresa de jogos da Microsoft aprovam sindicalização

Cerca de 300 funcionários da ZeniMax, empresa de jogos da Microsoft, aprovaram a sindicalização da categoria e serão representados pela entidade sindical Communications Workers of America.

A CWA já representa os trabalhadores de estúdios da Activision em Wisconsin e Albany, além de Boston, em que já foi requerida a realização de eleição sindical.

A vitória é histórica e considerada uma das maiores conquistas do movimento sindical em uma big tech americana. Anteriormente, a Amazon e a Apple já foram acusadas de tentar influenciar os colaboradores a não aderirem a entidades de classe.

No entanto, dessa vez, a Microsoft ficou neutra no processo e emitiu comunicado na última terça-feira (3) em que reconhece o resultado.

“Estamos ansiosos para iniciar negociações de boa fé enquanto trabalhamos para um acordo coletivo de trabalho”, afirmou a companhia, que não tem outros funcionários sindicalizados em seus quadros.

A ZeniMax Media foi comprada pela Microsoft em 2021, por aproximadamente US$ 7,5 bilhões. Informações do jornal O Globo.