Fernando Pigatto é reeleito presidente do Conselho Nacional de Saúde

Com o apoio da CTB, o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, foi reeleito para comandar a entidade pelos próximos três anos. A eleição ocorreu em 16 de dezembro, em reunião extraordinária do Conselho, em Brasília. Órgão colegiado ao Ministério da Saúde, O CNS exerce, formalmente, o controle social nacional na Saúde.

A proclamação do resultado eleitoral foi feita pela conselheira nacional de saúde, Suelly Barrios. Pigatto – que é diretor da Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores) – teve 40 votos favoráveis dos conselheiros titulares, e houve apenas duas abstenções. Além dele, a Mesa do CNS é composta por mais sete conselheiros representantes dos usuários, gestores e prestadores, além de trabalhadores.

Pelo segmento de usuários foram eleitos Ana Lúcia Silva Marçal Padduello, Maria da Conceição Silva e Madalena Margarida da Silva Teixeira. Já no seguimento de profissionais, os eleitos foram Fernanda Lou Sans Magano e Francisca Valda da Silva. Pelo seguimento gestor, os representantes são Jurandi Frutuoso da Silva e Neilton Araújo de Oliveira.

Foto: Debora Raymundo Melecchi (presidenta do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Rio Grande do Sul – SINDIFARS); Fernando Pigatto (presidente reeleito do CNS); e Elgiane Lago (secretária de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da CTB).