Vigilantes de MG: Campanha Salarial conquista 10,16% de reajuste e renovação da CCT

A Campanha Salarial dos Vigilantes de Minas Gerais de 2022 chegou ao fim tendo como principais conquistas o reajuste dos salários e benefícios em 10,16% e a renovação das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

O Acordo Coletivo foi assinado no dia 7 de fevereiro, ocasião em que a diretoria do Sindicato e das demais entidades representativas dos vigilantes que participaram da Campanha Salarial se reuniram com a representação patronal para informar o resultado da assembleia dos trabalhadores e encaminhar a redação final da Convenção de 2022.

Votação expressiva

A proposta de acordo, apresentada pelo Sindicato à categoria na assembleia virtual realizada no dia 1º de fevereiro, foi aprovada por 98% do total de trabalhadores e trabalhadoras que participaram da votação pelo site do Sindicato. Ou seja, dos 7.241 votantes, 7.068 disseram sim e apenas 171 não concordaram com a proposta.

Para o presidente do Sindicato, Edilson Silva, a grande audiência da assembleia virtual, com cerca de 10 mil visualizações, e o expressivo número de trabalhadores e trabalhadoras que participaram da votação no site, demonstra que o Sindicato está no caminho certo, em sintonia com os anseios da categoria, e que é dessa forma que se faz a democracia.

Decisão acertada

“A decisão da categoria demonstra também que nossos esforços por um bom acordo não foram em vão, diante da gravidade da situação econômica e social que o país se encontra e das dificuldades impostas pela patronal, que se aproveitou do momento para tentar retirar direitos e conceder reajuste zero nos salários e benefícios”, disse.

Para barrar retrocessos e perdas incalculáveis aos trabalhadores, o Sindicato e as demais entidades representativas dos vigilantes instauraram estado de greve na categoria, no final de dezembro, e tiveram que ingressar com um protesto no Tribunal Regional do Trabalho em Minas Gerais (TRT-MG), que prorrogou a vigência da Convenção Coletiva por 30 dias.

A data-base da categoria é 1º de janeiro. Com isso, todos os reajustes e benefícios conquistados na Campanha Salarial, bem como a Convenção Coletiva passam a valer retroativamente a 1°/01/2022.

Confira as principais conquistas da Campanha Salarial no site do Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais.

*Fonte: Imprensa do Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais