Vereador de Aracaju faz apologia à violência contra as mulheres

A União Brasileira de Mulheres de Sergipe (UBM-SE) e dirigentes feministas de sindicatos organizados no estado estão determinadas a impedir que o vereador de Aracaju Agamenon Sobral (PP) faça pronunciamentos de apologia e incitação à violência contra mulheres. Na semana passada, na Câmara de Vereadores, Agamenon Sobral usou a tribuna para sugerir a um suposto padre que desse ou mandasse dar uma “surra” e “dar um banho de sal grosso” em uma suposta noiva. Isso porque, segundo o vereador, a mulher teria ido à cerimônia de casamento sem calcinha. O assunto repercute.

Mulheres tomam as ruas para exigir seus direitos e pôr fim à violência

Quantas mulheres terão que morrer para acabar a discriminação?

O vereador é reincidente. No final de maio deste ano, o parlamentar já foi acusado de também no expediente da Câmara de Vereadores proferir discursos grosseiros e machistas dirigidos as enfermeiras do Hospital de Urgência de Sergipe. Depois do episódio, em junho deste ano, militantes sociais e sindicais realizaram uma passeata de protesto contra o vereador em junho deste ano.

Nesta sexta-feira (28), às 16h, as feministas vão oficializar denúncia contra o vereador na Delegacia de Mulheres de Sergipe. Elas também vão apresentar cópias de um documento denominado “Carta contra a Incitação de Violência de Gênero por parte do Vereador Agamenon” à Ordem dos Advogados do Brasil de Sergipe, Ministério Público Estadual, Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres e para a presidenta da República, Dilma Rousseff.

A íntegra do discurso

protestos-contra-agarmenor-ivaniaO vereador Agamenon Sobral usou o expediente da Câmara de Vereadores para ler trechos do que considerou “interessante” de uma nota veiculada em um jornal popular do Bairro América. O vídeo com o pronunciamento está sendo veiculado pelas redes sociais. Do trecho do vídeo, estão as seguintes falas do vereador: “padre recusa a casar noiva sem calcinha. Tá aqui, olha! É matéria de jornal para a família.

Concordo plenamente com esse padre. Concordo plenamente. Ele deveria dar uma surra nela. Mandar dar uma surra. Mandar dar uma surra e dar um banho de sal grosso. Vagabunda. Como ela vai para igreja sem calcinha para casar, rapaz, e ainda com vestido transparente. Isso é uma esculhambação. Tá pensando que é o que isso: é uma esculhabação. Parabéns a esse padre, padre Jonas Mourinho ”.

Na Delegacia da Mulher estarão presentes as representantes do Sindicato das Enfermeiras, Sindicato das Secretárias, Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb-SE), Sindicato dos Funcionários dos Serviços Públicos de Sergipe (Sintrase), Sindicato dos Trabalhadores Municipal da Saúde (Sintasa), Sindicato dos Radialistas, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura de Sergipe (Fetase) e Secretaria da Mulher Trabalhadora da CTB.

Para a professora e coordenadora da UBM-SE, Maria de Lourdes Souza, “o mais grave é que esse vereador é reincidente em discursos violentos de gênero e, até então, ele nunca foi punido e se quer se retratou”, afirmou. A presidenta do Seeb-SE, Ivânia Pereira lembra que desde 2003 o Brasil aderiu à campanha internacional dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulhereres.

“Este ano, a campanha começou nessa terça-feira (25) tem a missa de justamente ampliar o debate e denunciar a violência contra as mulheres. Não podemos permitir que em Aracaju um vereador além de fazer apologia ao crime e a tortura de gênero, fira os princípios fundamentais elencados no artigo 5º da Constituição Federal, dentre eles os direitos à diversidade e igualdade de gênero”, afirma Ivânia.

Por Déa Jacobina – CTB-SE