Trabalhadores reelegem Chapa da CTB para comandar o Sintaema SP

Terminou na noite da última quinta-feira (25) com a vitória da Chapa da CTB, a eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo (Sintaema). Com 4.408 votos (61%) contra 2.753 votos (38%) da Chapa 2, a Chapa 1 – Juntos na Luta –  foi reeleita para comandar a entidade nos próximos quatro anos.

“O processo foi transparente e atendeu aos anseios da categoria. Resolvemos a questão do salário regional e muitos entenderam o posicionamento da entidade nesta questão, tivemos coragem e ousadia e continuaremos assim no próximo mandato”, destacou o presidente reeleito, Rene Vicente.

rene adilson

sintaema eleicao

Transparência

Devido a questionamentos da Chapa 2 em relação ao pleito, a apuração prevista para começar às 8h, só teve início no final da tarde após uma reunião realizada com a presença da Comissão Eleitoral, advogados e encabeçadores da duas chapas.

Adilson Araújo, presidente da CTB, que foi designado pela Comissão Eleitoral presidente de apuração, encaminhou o processo, amplamente registrado através de fotos e filmagem, e acompanhado por representantes das duas chapas e advogados, iniciativa que garantiu a transparência da apuração.

sintaema reuniao-chapas

Experiência renovação

Agora a nova diretoria, que se preocupou em aliar experiência e renovação, se prepara para enfrentar novos desafios. “Companheiros novos estão chegando à diretoria. É a reciclagem necessária para a luta que segue. Mas agradeço pela imensa contribuição de diretores que muito contribuíram à luta. Foi uma vitória da classe trabalhadora”, disse Vicente.

rene falandoEntre as principais propostas da Chapa eleita estão priorizar a manutenção e garantia no emprego, a defesa da Cesta de Natal; combater a terceirização; melhorar o plano de carreira; valorização dos trabalhadores, entre outras.

Para Onofre Gonçalves, presidente da CTB São Paulo, a categoria soube escolher seus representantes. “O resultado é uma ratificação do trabalho realizado ao longo das últimas gestões. São companheiros experientes, comprometidos com a luta dos trabalhadores do setor por melhores salários e mais direitos para a categoria. São dirigentes forjados na luta, que ajudaram a construir o Sintaema que temos hoje, uma entidade forte e estruturada, com uma categoria mobilizada e consciente de seu valor e importância para a sociedade”, ressaltou Onofre Gonçalves.

Além do presidente estadual, acompanharam todo o processo de apuração diversos dirigentes da CTB e de sindicatos filiados.

Sindicato forte e estratégico

Um dos primeiros sindicatos filiados à CTB em São Paulo, o Sintaema representa trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp, Cetesb, Fundação Florestal e, de alguns anos para cá, de dezenas de empresas privadas.

Cerca de 7.161 trabalhadores participaram, entre os dias 23 e 24 de setembro, do processo eleitoral que coletou através de 85 urnas votos em mais de 300 munícipios da capital e do interior, abrangidos pelo Sintaema.

“Agradeço aos funcionários do sindicato, à comissão eleita democraticamente, representantes das chapas, a participação dos companheiros da Chapa 2, daqueles que vieram de longe, de outros municípios, aposentados e a todos que se dedicaram na eleição”, agradeceu Rene Vicente.

Portal CTB com Sintaema