Trabalhadores protestam em Caxias do Sul por melhores condições de trabalho

Os trabalhadores do turno da manhã das empresas Dambroz e Damcar de Caxias do Sul (RS) paralisaram as atividade durante a manhã desta terça-feira (25). A manifestação foi motivada por melhores condições no ambiente de trabalho.

Por volta das 11 da manhã, em votação durante assembleia, os trabalhadores decidiram voltar ao trabalho depois que foi assinado um termo entre o sindicato e a empresa.

Foi negociada a criação de uma comissão interna, que vai atuar durante 180 dias, com 10 membros, sendo 5 indicados pelos trabalhadores e cinco pela empresa (que podem ser substituídos a qualquer momento), para tratar de melhorias nas condições de trabalho dentro da fábrica.

A comissão será instituída ainda hoje. Na primeira reunião, marcada para as 14 horas, serão tratadas as reivindicações dos trabalhadores durante a paralisação: melhor limpeza dos banheiros, troca do plano de saúde, a manutenção ou substituição de algumas pontes rolantes e uma melhor qualidade das refeições servidas.

“A união da categoria e a confiança deles no sindicato é fundamental. Só com união e mobilização conseguimos garantir nossos direitos. O sindicato está sempre ao lado dos trabalhadores para garantir os seus direitos. Essa confiança que eles demonstraram ter no sindicato, nós também temos na categoria. Isso é fundamental para debatermos e resolvermos os problemas juntos”, destacou o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, Jorge Rodrigues.

As horas paralisadas não serão descontadas dos trabalhadores.

Fonte: Sindimetal Caxias do Sul (Foto: Altemir Nascimento)