Trabalhadores metalúrgicos e a sociedade dão exemplo de mobilização em Caxias (RS)

Milhares de trabalhadores e trabalhadoras atenderam ao chamado do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul (RS) e foram à rua, combinando as suas reivindicações específicas, da campanha salarial que está em curso, com as bandeiras de luta gerais dos trabalhadores e da sociedade.

Reajuste salarial de 14%, transporte subsidiado, auxílio-creche para a criança até os 5 anos e estabilidade para os metalúrgicos acidentados, misturaram-se com as lutas  pelo fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40 horas, 10% do PIB para a saúde, 10% do PIB para a educação, valorização das aposentadorias, transporte público de qualidade, reforma agrária, mudanças nos Leilões de Petróleo e rechaço ao PL 4330, sobre a terceirização. Estas, entre outras bandeiras de lutas, povoaram as ruas de Caxias do Sul nesta manhã, em uma quinta-feira diferente, num protesto totalmente pacífico e ordeiro.

Os metalúrgicos estiveram à frente das manifestações do Dia Nacional de Luta com Greves e Mobilizações. Desde às 4 horas da manhã os sindicalistas já estavam na rua lutando pelas bandeiras da classe trabalhadora. De início foram bloqueadas as rodovias que cortam a cidade e algumas das principais empresas da cidade, como Marcopolo (Ana Rech e Planalto), Intral, Amalcaburio, Randon, Agrale, Guerra, Madal, Hidrojet). Às 9 da manhã foi iniciada uma grande caminhada juntando todos os trabalhadores (inclusive de outras empresas que não estavam paralisadas como Neobus, Voges e Mundial), em uma marcha só em direção à praça central onde outros grupo se reuniam para um grande ato.

O presidente licenciado do sindicato, deputado federal Assis Melo, destacou durante toda a manifestação que essa caminhada demonstra que os trabalhadores não estão indiferentes e que querem lutar pelas bandeiras importantes da classe trabalhadora e por melhores condições de trabalho. “Essa é a hora da categoria metalúrgica, dos demais trabalhadores e da sociedade se unirem para garantir que o Brasil continue avançando, com mais direitos, desenvolvimento e valorização do trabalho. Os trabalhadores precisam levantar as bandeiras.Sem mobilização não tem luta e nem vitória”, destacou o dirigente.

A manifestação vai marcar a história de lutas do Sindicato. “Caxias parou. Hoje foi uma demonstração que com união podemos conquistar, reivindicar. Com essas mobilizações mostramos que queremos melhores condições de trabalho e mais direitos. Hoje é um dia histórico, 11 de julho de 2013, o dia que os trabalhadores saíram às ruas e demonstraram união e que querem ajudar a construir uma nação mais soberana”, salientou o presidente em exercício dos sindicato, Leandro Velho.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região