Trabalhadores dos Correios do Rio retornam ao trabalho nesta segunda

Os trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro retornaram ao trabalho nesta segunda-feira (22), após decisão tomada na assembleia de sexta-feira. “Foi importante encerrarmos a greve para avançarmos em novas conquistas. Não era o momento de realizarmos essa paralisação, porque poderíamos pôr a perder esses avanços”, explica Marcos Sant’Águida, diretor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Estado do Rio de Janeiro (Sintect-RJ).

De acordo com Sant’Águida, a conciliação com intermediação do TST poderia ter ido por água abaixo se a categoria não tivesse entendido a opção de fazer acordo com a estatal neste momento e que ao menos 20 estados já haviam aceitado o acordo. “O Conlutas insuflou a assembleia do dia 17 para levar a categoria à greve, sem ponderar as consequências de partir para a greve sem a participação da maioria absoluta dos estados. Isso poderia prejudicar os ecetistas do Rio”, preconiza.

Segundo ele, o Sintect conseguiu aumento real de 11,91% para os trabalhadores que ganham até R$ 3,077 mil. Para os que recebem mais do que isso, houve reposição da inflação. Mais de 90% dos trabalhadores dos Correios estão contemplados por esse índice. Além do mais, diz Sant’Águida as conquistas não se circunscreveram apenas ao reajuste salarial. “O vale-alimentação teve aumento real de 13,9%, na cesta básica conquistamos 12,5% de aumento real também e conseguimos o vale-cultura retroativo a janeiro”, revela.

Por Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.