Derrubada do salário regional na Sabesp colocam fim a uma luta de 12 anos

E meados do mês de abril, trabalhadores e trabalhadoras da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo comemoraram uma vitória, após 12 anos de luta: o fim do salário reginal.

A proposta, aprovada por mais de 600 trabalhadores em assembleia, acaba com o salário regional em duas etapas: 10% em maio deste ano e 10% em maio de 2015, e põe fim a uma das maiores injustiças já cometidas pelo governo tucano para com os trabalhadores e não retira nenhum direito dos trabalhadores.

“Foram anos de protestos, reuniões, cartas abertas à população, greve e até ação jurídica para tentar livrar os sabespianos do Interior da discriminação salarial que diferenciou em cerca de 20% os salários destes companheiros em relação aos da Capital”, afirmou renê Vicente, presidete do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de SP (Sintaema).

De acordo com o Sintaema, desde o início das negociações deste ano deixou claro que não haveria acordo se a empresa não apresentasse uma proposta digna sobre a questão do salário regional. “A empresa sentiu a pressão e avançou, apresnetando a proposta de reajuste dos salários e benefícios pelo índice da FIPE (baseado na Lei 9.504/97 que limita o reajuste salarial das empresas públicas em ano eleitoral), manutenção das cláusulas existentes e, enfim, depois de exaustivas negociações, apresentou pela  primeira vez uma proposta para a questão do salário regional: a equiparação em três vezes ( 7% em 2014, 7% em maio de 2015 e 6% em maio de 2016)”, afirma.

Embora tenha havido progresso, o Sintaema insistiu para continuar as negociações. Segundo o sindicato, a Sabesp viu a o tamanho e importância do movimento pelo fim do salário regional, pois foram vários protestos e muitos apoios de parlamentares nesta luta. A empresa também se viu diante de estudos comprobatórios de que a diferenciação do custo de vida dos trabalhadores do Interior em relação aos da Capital era ínfimo. E por fim, percebeu que a greve era iminente, que os companheiros e companheiras do Interior estavam dispostos a ir para o enfrentamento.

“Foi uma vitória histórica da categoria, pois, além de ser um ano de eleições gerais, o que impõe limites às campanhas salariais através da PGE, estamos diante de uma das maiores crises que a Sabesp atravessa com a seca do Sistema Cantareira.  Parabéns a todos que lutaram, que participaram da assembleia, que vieram do Interior do Estado e da Capital”, parabenizou o presidente da entidade.

Portal CTB com o Sintaema