Trabalhadores da Sabesp avançam no acordo e encerram a greve da categoria

Os trabalhadores da Sabesp aprovaram por ampla maioria a proposta feita no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e encerraram a greve iniciada na última terça-feira (04). A proposta foi aprovada, nesta  quarta-feira (05), em assembleia em frente a Sabesp, no bairro da Ponte Pequena, zona norte da cidade, com trabalhadores vindos de todas as regiões de São Paulo.

De acordo com Renê Vicente, presidente do Sindicato de Água, Esgoto e Meio Ambiente de SP (Sintaema), a assembleia considerou os avanços nesta última proposta, que, embora ainda não seja a ideal, é bastante significativa, pois contemplou aumento real no salário e aumento nos benefícios, além de da dar uma luz em relação ao pleito do fim do salário regional, pleito este ainda não atendido, apesar de todos os protestos, mas a Sabesp se comprometeu a realizar estudos para equalizar os salários em 2014.

“O Sintaema parabeniza os trabalhadores da Sabesp, verdadeiros guerreiros, que mostraram garra e atitude nesta greve. “Estas conquistas só foram possíveis graças à combatividade dos trabalhadores. Vamos continuar lutando para melhorar cada vez mais nosso acordo”, finalizou o presidente Rene Vicente. “Vale ressaltar que os dias parados não serão descontados”.

Confira o resumo da proposta:

Reajuste de 8% (5,37% IPC + 2,5% de aumento real), retroativo a 1º de maio de 2013;

Reajuste de 21,52% na cesta básica, que passa de R$172,80 para R$ 210,00;

Reajuste de 13,6% no VR, que passa de R$22,00 para R$ 25,00;

Reajuste de 10% na gratificação de férias, que passa de R$ 1.245,30 para R$ 1.369,83, e alteração de 40% para 45% da diferença entre o valor fixo e o salário do empregado;

Reajuste de 15,8% no Auxílio-creche: reembolso mensal de R$ 228,83 para R$ 265,00.
Implantação da cesta de Natal, no mesmo valor da cesta básica vigente.

Constituição de comissões paritárias para acompanhamento de estudos para o Plano de Cargos e Salários, adicional insalubridade e periculosidade, otimização dos Centros de Convivência Infantil e melhorias no auxílio-creche.

Quanto ao salário regional, a Sabesp contratará até o dia 30 de julho uma empresa especializada para estudos visando equalizar os salários, com implantação até fevereiro de 2014. Será formada uma comissão com participação do sindicato para este fim.

Portal CTB com Sintaema