Trabalhadores da Sabesp aprovam proposta e encerram campanha salarial 2012

Centenas de trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp (Companhi Brasileira de Saneamento Básico de SP), reunidos em assembleia na noite da última quarta-feira (23) aprovaram a proposta mediada pelo Ministério Público do Trabalho.

A proposta resultado de muita negoiação entre representantes da empresa e do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores de Água, Esgoto e Meio Ambiente de SP) inclui reajuste de 6,17% sobre os salários, 10% no VR, passando de R$20,00 para R$22,00 e 8% nos demais benefícios: cesta básica de R$160,00 para R$172,80; gratificação de férias de R$1.153,05 para R%1.245,29; auxílio-creche de R$211,88 para R$ 228,83.

O acordo prevê ainda garantia no emprego a 98% do efetivo; implantação do Plano de Cargos e Salários até novembro deste ano; estabilidade para dirigentes e delegados sindicais; adicional para dirigir veículos: para quem dirige e recebe, tirar a média dos últimos seis meses e o valor passa a ser pago como vantagem de ordem pessoal e pagamento da PLR durante a vigência do acordo coletivo.

Para chegar nesse acordo, o Sintaema revela que foram várias rodadas de negociação, para a evolução das propostas até chegar a um patamar satisfatório para a categoria.

Renê Vicente, presidente do Sindicato, afirma que os trabalhadores estavam decididos a partir para greve, caso não se chegasse a um acordo. “As primeiras negociações, que estavam muito aquém do desejado, os trabalhadores ameaçaram parar caso a empresa não avançasse”.

Ao fazer um balanço da campanha, Renê Vicente conclui que além da manutenção das cláusulas sociais, a categoria conquistou pontos importantes, como a garantia no emprego, a reposição dos salários e dos benefícios, a data para a implantação do tão esperado novo plano de cargos e salários e uma conquista que havia sido perdida: a estabilidade para os dirigentes e delegados, uma luta histórica da categoria.

O resultado da campanha salarial da categoria beneficia diretamente os 14.800 trabalhadores as Sabesp.

Portal CTB