Trabalhadores da Educação na luta: começa o 10º Congresso da Contee

Com o lema “Compromisso com a Luta. Pela Vida. Pelos Direitos. Pela Democracia”, começa nesta sexta-feira (23) o 10º Conatee Congresso Nacional da Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino). Cerca de 70 entidades de todas as regiões do Brasil estão credenciadas para participar, representando milhares de trabalhadores da educação privada.

Gilson Reis, coordenador-geral da Contee, afirma que a questão central do encontro é a ampla unidade dos trabalhadores, para compor um “movimento que sustente ações políticas no próximo período”. Ele explica que é necessário criar “uma frente capaz não só de enfrentar os desatinos do governo Bolsonaro e seus aliados, mas também criar perspectivas de mudanças e alterações profundas no processo político brasileiro”.

De acordo com Gilson, o Congresso vai tirar um plano de lutas que tem como objetivo propor “alternativas a partir do ponto de vista dos trabalhadores” da educação do país. “Vamos buscar a construção de saídas políticas para o Brasil, no enfrentamento ao bolsonarismo e ao fascismo através da luta sindical, trabalhista, educacional e por um projeto democrático e soberano para o Brasil.”

Estão na pauta do encontro a Conferência Nacional Popular de Educação; a discussão de um projeto nacional de educação; a luta sindical e o direito da sobrevivência dos sindicatos; a luta dos direitos trabalhistas e previdenciários e a democratização da estrutura da Contee para garantir participação cada vez maior das bases na entidade.

O Congresso vai de sexta (23) a domingo (25). Confira a programação aqui.