Trabalhadores lançam Campanha Salarial Unificada em Caxias do Sul

A Fecosul (Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul), a Fecosul Regional Serra e o Sindicomerciários (Sindicato dos trabalhadores no comércio de Caxias do Sul) reuniram sindicalistas de todo o Estado e representantes da imprensa, na manhã desta sexta-feira (14), para o lançamento da Campanha Salarial Unificada 2013.

A atividade começou com palestra da economista Daniela Barea Sandi, do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que apresentou um balanço do setor do comércio, com informações sobre o  desempenho das vendas, além de dados sobre o mercado de trabalho da categoria comerciária e as expectativas para 2013.

Para Daniela, os números são positivos em Caxias do Sul e no Estado. “Embalado pelo consumo das famílias, por meio do crescimento do emprego e expansão dos rendimentos, o comércio caxiense cresceu 3,5% em 2012. Segundo o IBGE, no primeiro trimestre de 2013 o volume de vendas no varejo gaúcho cresceu 3,9%. Além disso, a Fecomercio RS estima um crescimento entre 5% e 6% no varejo gaúcho em 2013”, explicou. Porém, segundo a economista, “os bons resultados das vendas e o saldo positivo na geração de vagas não esconde os baixos salários pagos pelo setor”.

Mesmo diante do desempenho positivo do setor, os sindicatos patronais estão intransigentes nas negociações. “Nossa pauta unificada tem mais de 150 itens e os patrões não querem atender nada. Nossa resposta para isso é sair às ruas, com o apoio da categoria. Já que, segundo o IBGE, o setor do comércio teve crescimento de 8,4% acima da inflação em 2012, não há o que justifique que o reajuste seja o da inflação para essa categoria que trabalha de domingo a domingo”, argumentou o presidente da Fecosul, Guiomar Vidor.

O presidente do Sindicomerciários, Sílvio Frasson, falou da luta histórica dos comerciários com relação ao trabalho aos domingos e feriados. “O descanso nos domingos e feriados é uma das nossas principais reivindicações. 60% da nossa categoria é formada por jovens e por isso temos que pensar não só no valor econômico, mas no valor social do trabalho”.

Em seguida, o grupo fez uma caminhada pelas ruas centrais da cidade com participação do grupo de teatro Sala de Ensaio, chamando os comerciários para participarem da luta por valorização e melhores salários.

Fonte: Sindimetal Caxias do Sul