Trabalhadores baianos levam bandeiras de luta para o 2 de Julho

Milhares de pessoas tomaram as ruas do centro Histórico de Salvador na manhã desta quarta-feira, para celebrar o 2 de Julho, data que marca a independência da Bahia do domínio português, conquistada em 1823. A CTB Bahia participou do tradicional desfile que homenageia os heróis do povo, representados pelo caboclo e a cabocla, que foram os principais responsáveis pela vitória brasileira.

“A CTB sempre esteve presente na festa mais importante do povo da Bahia. Esta foi uma luta em que o povo baiano se organizou e conseguiu expulsar aqueles que ocupavam nosso território, confirmando a independência da Bahia e do Brasil. Não poderíamos ficar de fora de uma festa que simboliza todas as lutas. No 2 de Julho há espaço para as bandeiras dos trabalhadores, do movimento social e também da luta pela democratização da nossa sociedade, que se faz ainda mais importante em ano eleitoral, já que se torna mais forte este apelo para avançar nas mudanças que a nossa sociedade precisa”, afirmou o presidente da CTb Bahia, Aurino Pedreira, durante o desfile.

Muitos sindicatos também participaram do cortejo, aproveitando a oportunidade de mostrar à sociedade as suas bandeiras de lutas e reivindicações, que inclui a valorização do servidor público, a redução da jornada, mais empregos e melhores condições de trabalho.

Em ano eleitoral, o desfile contou ainda com a presença de candidatos à Presidência da República, ao Governo da Bahia, além de dezenas de postulantes ao Senado, Câmara de Deputados e Assembleia Legislativa. A festa costuma ser um bom termômetro da popularidade para algumas lideranças.

Fonte: CTB-BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.