Todos pelo SUS: A sua participação faz a diferença

Por Anderson Pereira*

Graças à participação da sociedade civil nos Conselhos de Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) conquistou importantes avanços ao longo dos seus 30 anos. Por isso, nessa terceira reportagem da série da CTB-MG, “Todos pelo SUS”, vamos abordar a importância do controle social.

“Cada um de nós pode contribuir nas decisões do SUS, participando de um ou mais Conselhos de Saúde, que são formados por gestores (25%), usuários (50%) e trabalhadores da saúde (25%)”. Para isso, basta procurar o posto de saúde ou hospital mais próximo da sua casa. É nesses órgãos que são discutidas, aprovadas e fiscalizadas as ações da política de saúde.

A orientação é da Associação Brasileira de Médicos e Médicas pela Democracia, (Regional Minas Gerais), que lançou, no início deste ano, a cartilha “De quem é o SUS”. O material, que pode ser baixado aqui, traz tudo sobre o SUS numa linguagem simples e objetiva.

Na mesma cartilha, algumas vitórias conquistadas pelo SUS estão em destaque. Tudo graças essa participação popular que faz, segundo os médicos, muita diferença. Conheça algumas:

1-Aumento na expectativa de vida das pessoas
2-Diminuição da mortalidade infantil e da mortalidade geral
3-Implantação da rede de Atenção Primária de Saúde, através da Estratégia de Saúde da Família cobrindo todo o território nacional e oferecendo atenção integral à saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso.
4-Criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF)
5-Criação das Academias da Saúde (ou Academias da Cidade)
6-Implantação das Práticas Integrativas e Complementares (PIC)
7-Fornecimento de medicamentos gratuitos ou de baixo custo e também de alto custo e para doenças raras.
8-Oferta de tratamentos que são exclusivos do SUS: AIDS, Tuberculose e Hanseníase.
9-Procedimentos de alta complexidade: quase todas as diálises, tratamentos dos cânceres, cirurgias cardíacas e transplantes.
10-Vacinação completa: o Brasil é um dos cinco países que têm todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Corte no orçamento

Apesar da importância do SUS, o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) ameaça cortar, em 2021, cerca de R$ 35 bilhões do orçamento do Ministério da Saúde. Este e outros assuntos foram discutidos esta semana durante o “5º Fórum Regional do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN).

Na ocasião, o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, criticou o corte no orçamento e falou sobre a campanha na internet que tem como objetivo sensibilizar deputados e senadores a votarem contra essa proposta. Até o momento, o site reuniu quase 160 mil assinaturas. Clique aqui e assine você também.

“A pandemia chegou no pior momento do Sistema Único de Saúde e, mesmo assim, ele deu a resposta necessária. Se não fosse o SUS, seria muito mais difícil enfrentarmos essa crise sanitária, destacou ele.

Participe dos Conselhos de Saúde no seu bairro.

Ajude a fiscalizar!

Juntos, podemos fazer um SUS cada vez melhor!

*Com informações do Conselho Nacional de Saúde (CNS) / Cartilha De quem é o SUS

Foto:Divulgação/internet