Terceirizados da Coelba de Pirajá (BA) aceitam proposta e encerram greve

Em greve desde o dia segunda-feira (19), os mais de 10 mil trabalhadores e trabalhadoras que prestam serviços à da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) decidiram por fim ao movimento paredista e retornar às atividades nesta sexta-feira (23), em todo o estado da Bahia.

Após 12 rodadas de negociações, a categoria aprovou a proposta da mediação Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), elaborada na noite de quinta-feira (22), na sede do órgão em Salvador, com as presenças da Fetracom-BA, representando os 19 sindicatos filiados, e do sindicato patronal.

Já nos salários de dezembro/2012, a categoria, que tem data base em 1º de setembro, receberá os salários reajustados em 8,5% e tíquete refeição no valor de R$ 11,00. O reajuste, calculado sobre a inflação registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que em setembro ficou em 5,39%, representa um ganho real de 3,11%.

Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira (Fetracom-Ba), Edson Cruz Santos, esta conquista influenciará outras categorias. “Temos um papel muito importante nas negociações coletivas aqui no estado, pois damos o pontapé inicial com saldo extremamente positivo. Não é só o trabalhador (a) da nossa categoria que está nos observando, as demais categorias também.E tomarão como base os nossos índices para elaborarem suas campanhas. Isso fortalece o movimento sindical e a luta dos trabalhadores (as)”, complementa.

Fonte: Fetracom-BA