Técnicos em radiologia de Barretos (SP) aprovam redução da jornada da categoria

No último dia 17 de maio, os trabalhadores técnicos, tecnólogos e auxiliares em radiologia da Fundação Pio XII de Barretos e Jales, municípios do interior de SP, aprovaram em assembleia a jornada de trabalho da categoria de acordo com a lei 7.394/85. De acordo com a lei a jornada da categoria é de 24 horas semanais.

sinttar3 peq

Durante a assembleia, o presidente do sindicato da categoria (Sinttar), José Carlos Ferraz, explicou as vantagens da adequação à lei e a busca por um acordo com a empresa.
De acordo com José Carlos, apesar de a lei determinar uma jornada máxima de 24h, os profissionais continuavam cumprindo uma jornada de 30 horas semanais.

“Esse trabalhadores estavam realizando jornada superior ao que permite a lei. Denunciamos alguns casos e a empresa foi autuada”, afirmou José Carlos.
De acordo com o sindicalista, o objetivo é adequar a jornada conforme a legislação vigente, que determina 5h de trabalho de segunda à quinta-feira (com 15min. de descanso), e na sexta-feira de 4h (sem descanso). Totalizando as 24h semanais.

“Jornadas extensas colocam em risco a saúde e integridade do trabalhador e trabalhadora do setor, expostos a materiais radioativos”, afirmou o presidente do Sinttar.

O resultado da assembleia, encaminhado às empresas, aguarda agora análise do departamento jurídico.

“Além de preservar a integridade do trabalhador, com essa adequação vamos conseguir proporcionar mais tempo para que o trabalhador passe com a família ou se qualifique. Com a redução da jornada todos têm a ganhar”, afirmou.

A assembleia aconteceu no auditório do sindicato da Alimentação e contou com a presença da vereadora Paula Lemos PCdoB que se colocou a disposição para atuar em parceria com o Sindicato e os trabalhadores, a fim de buscar avanços para a categoria.

“Meu mandato está à disposição dos trabalhadores e trabalhadoras. Estou disposta a trabalhar junto com o sindicato em busca de caminhos para que os profissionais avancem nas conquistas”, afirmou a vereadora.

CTB-SP com Alex Cardoso e do Sinttar