Suposto leilão da conta da prefeitura de Aracaju (SE) provoca tensão

Nos últimos dias, os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) foram abordados por repórteres de emissora de rádio local sobre uma suposta nova tentativa da comercialização da folha de pagamento dos servidores da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Uma emissora de rádio veiculou a notícia Nos últimos dias 28 e 29. O assunto ainda não foi confirmado.

No ano passado, com apoio de setores da sociedade, o SEEB/SE conseguiu na Justiça barrar a estratégia do prefeito João Alves(DEM) de leiloar as contas da PMA, administradas pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese). O leilão iria acontecer no dia 21 de outubro de 2013.

“Não titubeamos. Fizemos a luta política e jurídica e fomos vitoriosos para impedir o enfraquecimento do Banese. O Tribunal de Justiça julgou nossa ação procedente com o processo nº 201310301354, anulando o edital da licitação “PP 006/2014” da conta do município”, recorda o presidente do SEEB/SE, José Souza.

Segundo José Souza, a sentença foi publicada este ano em 25.04 e até o último dia 2 de junho, não houve a interposição de recurso. O processo finalmente foi arquivado no dia 30 de junho deste ano.

Cautelosos

Com a decisão da Justiça, a Prefeitura de Aracaju terá de manter a conta única centralizada no Banese. “Mas como diz o ‘cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça’, estaremos vigilantes contra as investidas do prefeito João Alves, que depois de ter sido governador por três mandados, parece que não desiste de prejudicar o Banese. Os bancários e os baneseanos têm de ficar atentos às parcerias desse prefeito nas eleições que se avizinham”, alerta José Souza.

Para denunciar o leilão, o ano passado, os bancários conquistaram uma sessão especial na Câmara de Vereadores e à formação de Comissão de Deputados para tratar do assunto. Os sindicalistas realizaram atos públicos como a Marcha da Sergipanidade. Eles contaram com a participação de baneseanos e baneseanas e com as lideranças das centrais sindicais (CTB, CUT, UGT, CGTB, Conlutas e Força Sindical).

O Banese é o único banco estadual do Nordeste que resistiu à onda de privatização no governo de Fernando Henrique Cardoso. “O leilão, se efetivado, irá enfraquecer o Banese e, em consequência, enfraquecerá o Estado de Sergipe”, afirmou José Souza.

Por Déa Jacobina Ascom do SEEB/SE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.