Sintrase lança campanha contra o governador de Sergipe

O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase), filiado à CTB-SE, lançou, nesta segunda-feira (25), a campanha “Pagar R$ 622 é coisa de Satanás. Xô, Jackson Barreto”. Até 31 de dezembro, a direção da entidade fará a distribuição de 100 mil panfletos em Aracaju e seis grandes municípios sergipanos – Estância, Itabaiana, Propriá, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Tobias Barreto – denunciando o desrespeito do governo do estado com os servidores da Administração Geral.

Segundo Waldir Rodrigues, presidente do Sintrase, o governador Jackson Barreto (PMDB) tem dito aos funcionários públicos, em diversas rodadas de negociação, que não dispõe de recursos para conceder reajuste e que está no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Mas, de repente, ele arranjou dinheiro, não sei onde, para dar aos professores. E os servidores da Administração Geral que recebem os menores salários pagos pelo Estado, não têm um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração e não tiveram reajuste este ano? Como é que ficam esses trabalhadores que mantêm a máquina pública funcionando?”, questiona.

O salário base desses servidores é de R$ 622, abaixo do salário mínimo nacional de R$ 678. Desde janeiro, a categoria luta pela aprovação de um PCCR que recomponha as perdas salariais acumuladas nos últimos anos. Eles fizeram paralisações, greves, atos públicos e diversas campanhas, mas o Governo do Estado não avançou nas negociações.

sergipe sintrase2

Agora, a categoria fará panfletagem, ocupará as sedes de duas grandes secretarias do Estado por 72 horas para chamar a atenção da sociedade para a grave situação em que se encontra e queimarão um boneco representando o governador Jackson Barreto em praça pública. As datas e locais da manifestação ainda não foram definidas pela direção do Sintrase.

Niúra Belfort – CTB-SE