Sinproesemma realiza Encontro de Aposentados no Maranhão

Representantes dos aposentados do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) participaram, na sexta-feira (15) do I Encontro do Coletivo Estadual de Aposentados. O encontro reuniu filiados de São Luís, Timon, Viana, Presidente Dutra, Codó e Caxias e serviu para avaliar as últimas atividades e organizar o encontro do segmento na cidade de Codó, em setembro.

A secretária de Aposentados do Sinproesemma, Eunice Brussio, explicou que o encontro surgiu de propostas feitas pelos próprios aposentados, com o objetivo de diminuir a distância entre as atividades e manter a periocidade das reuniões.

Segundo a dirigente, os aposentadores discutiram a necessidade de interiorizar as atividades realizadas pelo Sinproesemma. Como primeiro passo nesse sentido, o coletivo aprovou a realização de um encontro na cidade de Codó, cuja proposta é reunir, em atividades de lazer e acesso ao conhecimento, os aposentados do munícipio e de cidades vizinhas.

Segundo a secretária-adjunta de Aposentados, Edna Castro, que também participou do encontro, o objetivo do Sinproesemma é oferecer espaços para que os educadores possam se aproximar das atividades da entidade. “Nossa batalha é convocar os aposentados que estão afastados da entidade, para que eles tenham a convivência com os colegas, o diálogo e o acompanhamento das nossas atividades, ajudando na melhoria de vida”, destacou.

Essa opinião também é compartilhada pela professora Conceição, do município de Codó, que sediará o próximo encontro. Segundo ela, os encontros promovidos pelo Sinproesemma são importantes para manter uma agenda permanente de mobilização da categoria, quebrando o que ela chama de “netoterapia”, ou seja, a preocupação dos educadores com os netos em casa.

Encontro-Estadual-do-Coletivo-de-Aposentados-do-SINPROESEMMA-

“Nós já estamos com atividades marcadas para desenvolver nos próximos dias. A cada encontro nós tentamos unificar a categoria, porque ser aposentado não quer dizer que está à margem da sociedade. Bastar trazer mais incentivo para não ficar na netoterapia, em casa”, brincou.

O presidente licenciado do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, participou das atividades dos aposentados e aproveitou para falar da política de valorização sindicato com o segmento. Na opinião do dirigente, que concorre ao cargo de deputado estadual, os aposentados devem participar das atividades da entidade, pois foram os principais responsáveis pela construção do sindicato e, por isso, podem acrescentar a experiência de lutas travadas no passado às batalhas atuais de valorização da categoria.

Fonte: Sinproesemma