Sinproesemma dá apoio à luta dos educadores de Esperantinópolis por melhor educação no MA

Os trabalhadores em educação do município de Esperantinópolis, centro do Maranhão, buscam caminhos para desenvolver a educação pública na cidade. Na última quarta-feira (26), a luta desses profissionais ganhou o reforço do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro, que participou de uma reunião sobre o tema com a categoria e com representantes do Ministério Público Estadual.

No encontro, representantes do MP fizeram uma exposição dos mecanismos constitucionais que asseguram a educação pública de qualidade e tiraram dúvidas sobre a jornada de trabalho dos servidores públicos.

Outro assunto que norteou os debates foi a necessidade de fiscalização das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) do ano passado. Os educadores cobram o cumprimento da Lei do Fundeb, a qual determina que os recursos não utilizados  devem ser repassados aos salários dos professores, em forma de abono salarial, garantindo a valorização dos trabalhadores, como propõe a criação do Fundo.

O presidente do Sinpreoesemma, Júlio Pinheiro, esclareceu questões relacionadas à aposentadoria, enfatizando a importância do trabalhador acompanhar de perto o repasse para a Previdência dos valores descontados nos salários pelas prefeituras.

Esse acompanhamento visa evitar surpresas no momento da solicitação da aposentadoria. O não repasse dos valores à Previdência, pelos gestores públicos, ao longo da carreira do profissional, diminui o valor do benefício e, em casos mais graves, até inviabiliza a aposentadoria.

“É mais uma atividade de apoio aos educadores, que demonstra o esforço da direção do Sinproesemma em promover debates para aproximar ainda mais os trabalhadores da entidade que os representa”, avaliou o presidente do Sinproesemma, após o encontro.

Fonte: Sinproesemma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.