Sinpro-PE convoca educadores para a assembleia desta sexta (9)

Professores do setor privado de ensino de Pernambuco, em greve se reúnem em assembleia nesta sexta-feira (09), às 14 horas, na sede do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro-PE), no Recife, e nas subsedes de Caruaru, Petrolina e Limoeiro, no interior do estado.  A direção do sindicato discutirá com a categoria o andamento da negociação salarial com o sindicato patronal.

Com a atual situação de baixos salários além das péssimas condições de trabalho, os donos de escolas impedem que os profissionais sejam verdadeiramente valorizados.

A categoria luta pela Unificação do Piso Salarial em R$ 12,00, para o professor independente dos níveis de ensino;  Reajuste salarial de 12% para o universo da categoria que ganha além do piso; Adicional de 12% da hora-atividade; Adicional por tempo de serviço de 5% aos professores que tenham 5 anos dentro do mesmo estabelecimento escolar; Garantia do período de estabilidade do pré-aposentado para 24 meses; Alteração do período da licença paternidade para 10 dias; Liberação dos professores de até 15 dias para acompanhamento médico dos filhos e dependentes legais civilmente incapazes e portadores de necessidades especiais; Instituição do Vale cultura e Vale refeição.

Sinpro-PE garante pagamento dos professores em Chã Grande

Em uma atitude arbitrária a administração municipal de Chã Grande (PE) descontou 28 dias dos salários, referente ao mês de abril, dos professores que participaram do movimento grevista. Segundo relatos, alguns profissionais receberam apenas R$ 200,00 em seus vencimentos. De encontro a medida, o Sinpro-PE entrou com um Mandato de Segurança com pedido liminar de pagamento dos descontos indevidos.

O Juiz desta Comarca, Luiz Carlos, considerou o desconto salarial como forma de retaliação ao direito de greve e determinou que a prefeitura restituísse no prazo de 48 horas os descontos dos dias parados, sob pena de responsabilização criminal e encaminhamento do processo para o Ministério Público para fins de ajuizamento de ação de improbidade administrativa e pena de multa de R$ 50 mil, imposta ao prefeito caso a determinação não seja cumprida.

“O prefeito, Daniel Alves, mais uma vez, demonstrou-se totalmente alheio às necessidades da categoria, ignorando por completo, que eles precisam arcar com seus sustentos e de suas famílias. Essa vitória é uma demonstração da força dos professores e a justeza de sua pauta reivindicatória”, afirmou o coordenador do Sinpro-PE, Jackson Bezerra.

Conheça a pauta de reivindicações da categoria aqui.

Fonte: Sinpro-PE