Sindsaúde promove Encontros Regionais dos Agentes de Saúde do Ceará

Com o tema “Mudança no regime jurídico, adicional de insalubridade e contra a proposta de municipalização defendida pela Conacs!”, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindsaúde) promove, em seis regiões do estado, os Encontros Regionais dos Agentes de Saúde. O primeiro deles ocorre na região do Cariri, no Crato (Palácio do Comércio, Rua Tristão Gonçalves, s/n), nesta sexta-feira (14), das 8 às 13h.

“A ideia é chamar os trabalhadores para o debate, tirando dessa experiência mais união e organização para as lutas travadas pela categoria”, detalha a presidente do sindicato, Marta Brandão.

Os Encontros Regionais debaterão a proposta de municipalização (vínculo dos agentes aos municípios) que está sendo colocada pela Confederação Nacional dos ACS (Conacs). Para o Sindsaúde, a proposta é desvantajosa para a categoria, pois há muitos casos de precarização dos servidores municipais. Atualmente, os agentes de saúde são regidos por um regime especial, vinculados ao Estado do Ceará. “Não temos boas lembranças da época em que tínhamos vínculo de trabalho com associações e recebíamos o pagamento via prefeitura. Queremos melhorar ainda mais, tornando-nos servidores do Estado”, enfatiza Marta Brandão.

Outro ponto importante é o adicional de insalubridade ou risco de vida, um adicional que os agentes de saúde querem receber por estarem em atividade profissional que oferece risco à saúde. Esta foi a pauta das duas greves que realizaram em 2012 e o adicional, para o caso dos agentes de saúde, já encontra amparo em laudos técnicos.

Os encontros ocorrerão nas regiões do Cariri, Iguatu, Baturité, Crateús, Sobral e Região Metropolitana de Fortaleza. Veja o calendário:

14/3: Cariri – Palácio do Comércio, Rua Tristão Gonçalves, s/n, Crato.

26/3: Baturité – Auditório do CRIA, na IV Cres de Baturité – Avenida Francisco Braga Filho.

28/3: Iguatu – Diocese, Rua Evaldo Gouveia, 192, Planalto.

4/4: Crateús – Clube Sargento Hermínio.

11/4: Região Metropolitana de Fortaleza, local a ser definido.

25/4: Sobral, local a ser definido.

Fonte: Sindsaúde