Sindsaúde Ceará completa 72 anos de luta pela melhoria da saúde dos brasileiros

É com muito orgulho que o Sindsaúde chega, neste mês de outubro, aos seus 72 anos de caminhada. Muitas pessoas passaram pela construção dessa entidade, emprestando seu jeito de atuar e de encarar o mundo à história coletiva que se construiu e que se constrói a cada dia – sim, pois estamos bem vivos e sabemos que ainda há muito chão pela frente.

Criado em 1941, o Sindsaúde nasce sob a ordem do Estado Novo. Um período duro, em que partidos políticos foram colocados na ilegalidade, sindicatos tinham dificuldade em se organizar sem passar pelo crivo dos governantes e, o então presidente Getúlio Vargas, criou a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), exigência da classe trabalhadora. Uma conquista, não uma dádiva, como às vezes se costuma pensar.

Até hoje lutamos para que estas conquistas se perpetuem, para que não sofram ataques e, por que não, lutamos por mais e mais direitos. Na década de 1970, transformações mundiais nos âmbitos econômicos e políticos influenciaram o abalo do chamado Estado de Bem-Estar Social, que seria um Estado provedor de educação e saúde de qualidade para os trabalhadores, os que não podem pagar por estes serviços.

Assistimos à ascensão das políticas neoliberais, uma linha de pensamento e política que transforma serviços essenciais, como saúde e educação, em mercadorias. A Saúde foi uma área bastante atingida, e com ela, claro, os trabalhadores do setor passaram a ser vítimas de relações de trabalho mais precarizadas, ao que movimentos sociais e sindicatos responderam com lutas em defesa da saúde pública.

O Sindsaúde, uma das organizações sindicais mais antigas do Ceará, não ficou de fora destes movimentos. Foi assim que na década de 1980, com o Brasil recém-saído de uma ditadura fascista, o sindicato se envolveu em lutas fundamentais para a garantia de pisos salariais, melhores salários e condições de trabalho, realizando greves em todos os setores. Somou-se a essa pauta o combate a um mal que foi se tornando cada vez mais comum: o assédio moral.

E assim vamos construindo nossa história, ombro a ombro com quem está nos postos, laboratórios, clínicas, emergências, hospitais. Onde estiver um trabalhador ou trabalhadora da saúde, lá estaremos! E que venham mais conquistas, como a redução da jornada para 30h/semanais e piso salarial nacional para a enfermagem, ACS e ACE e o fim do assédio moral.

Vida longa ao Sindsaúde Ceará!

Haverá festa nesta quarta-feira (30) no Kukukaya, às 19h, juntamente com o encerramento da campanha de sindicalização, com o sorteio de uma moto Honda CG 125 Fan, uma TV de Led 42’ e uma máquina de lavar Brastemp 10 quilos. Também haverá ato político, com a entrega da Comenda 72 anos de luta a personalidades identificadas com a história de luta do Sindsaúde.

A festa rega a muita alegria contará com show da banda Dona Zefa, um quarteto que brinca com os mais variados ritmos e estilos da cultura musical brasileira e até mundial. O repertório é eclético, indo do forró pé de serra, ciranda, maxixe, carimbó, frevos, tangos, boleros, choros, sambas e até música clássica. Vai ser som pra ninguém botar defeito!

Fonte: Sindsaúde Ceará