Sindsaúde-CE denuncia funcionamento precário de centro cirúrgico de hospital em Fortaleza

Dirigentes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará, filiado à CTB, apuraram e comprovaram denúncias feitas de forma sigilosa sobre a precariedade do funcionamento do Centro Cirúrgico do Hospital Frotinha do Antônio Bezerra, em Fortaleza.

O Sindsaúde levou a denúncia ao Ministério Público e ao Conselho Municipal de Saúde e já solicitou fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Um ato para denunciar a situação e cobrar providências está marcado para esta quinta-feira (30), às 6h30.

A unidade ficou duas semanas sem realizar cirurgias devido a um problema na central de refrigeração. Desde o começo do mês, os procedimentos foram retomados mesmo sem o problema ter sido resolvido.

O calor afeta os profissionais e gera mais riscos aos pacientes, pelo ambiente mais favorável às infecções hospitalares. Em função do não funcionamento do ar-condicionado, as portas têm sido mantidas abertas durante as operações. Há relatos inclusive de circulação de moscas no ambiente que deveria ser isolado e esterilizado.

Curto circuito

Na sexta-feira que antecedeu o carnaval, dia 17 de fevereiro, uma pane elétrica com um curto-circuito na unidade de saúde deixou o centro cirúrgico sem eletricidade. A energia foi reestabelecida, mas até hoje a central de ar não voltou a funcionar. Informações do Sindsaúde-CE.