Sindsaúde-BA salienta importância do debate sobre reconstrução sindical

Adilson Araújo e Ivanilda Brito em seminário do Excola em Brasília | Foto: Divulgação

Com foco em finanças sindicais e negociação coletiva, o seminário “Debates e propostas pela reconstrução sindical” mobilizou sindicalistas nestas quarta (30) e quinta-feira (1º), em Brasília. Promovido pela Excola, o evento contou com apoio de centrais, confederações, federações e sindicatos, e teve a coordenação do professor Gérson Marques, pós-doutor, subprocurador-geral do Trabalho e coordenador do Grupo de Estudos em Direito do Trabalho, da UFC.

Representando o Sindsaúde e a CTB Bahia, Ivanilda Brito destacou a importância do encontro. “Diante dos ataques sofridos pelos direitos trabalhistas e pelo movimento sindical, temos que encontrar alternativas para manter as entidades cumprindo seu papel de realizar lutas em defesa de suas categorias. E isso passa pela questão financeira dos sindicatos”, afirma.

Para Ivanilda, é fundamental fortalece a negociação coletiva entre patrões e empregados, através de suas organizações. “Os dois últimos governos enfraqueceram esse instrumento democrático na relação entre capital e trabalho, prejudicando muitas categorias. As convenções coletivas, resultado da negociação nas campanhas salariais, asseguram direitos importantes, além do que já está estabelecido na legislação. Aturaremos para que o novo governo de Lula fortaleça essa prática”, enfatiza.

Ainda de acordo com a sindicalista, o seminário construiu um proposta sobre os dois pontos tratados, que será levada à equipe de transição do novo governo. Informações da CTB Bahia.

Compartilhar: