Sindmetal Jaguariúna (SP) atua para reformar legislação sobre caldeiras e vasos de pressão

O Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna (SindMetal), como representante da CTB  na Comissão Nacional Tripartite Temática (CNTT), que discute a NR 13, participou no Rio de Janeiro, no último dia 02 de outubro da 6ª reunião sobre a revisão da NR 13 – Caldeiras e Vasos de Pressão.

Representaram os metalúrgicos nesta reunião o diretor de Saúde e Segurança do Sindicato, Antonio Rodrigues da Silva (Macalé), e o engenheiro de Segurança do Trabalho da entidade, Eduardo Martinho Rodrigues.

A Comissão tem a missão de contribuir para a melhoria e aperfeiçoamento das práticas da regulamentação, propondo atualizações ou alterações na legislação. Esta reunião, em especial, contou com a participação de especialistas de projetos de vasos de pressão, que apresentaram aspectos técnicos associados com o teste hidrostático.

O teste hidrostático é executado com o vaso preenchido com líquido apropriado em que aplica-se uma pressão adequada com a finalidade de verificar possíveis defeitos, falhas e vazamentos em soldas, conexões roscadas, tampos e em outras ligações no vaso ou em acessórios externos ou internos a ele.

Após a apresentação dos painéis, a programação delineada pelos auditores do MTE continuou seguida de intensos debates com a bancada patronal.

Conforme observado pelo engenheiro Eduardo Rodrigues durante as discussões, o Sindicato dos Metalúrgicos reiterou a necessidade de incluir esta discussão no âmbito do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia -, que deve estar integrado nesta temática.

“Além disso, no âmbito da CNTT, é necessário definir para a inspeção quais seriam os ‘eventos sentinelas’ que poderiam contribuir para a definição pelo profissional habilitado dos pontos da inspeção externa e interna a serem considerados para a execução de ensaios e/ou técnicas que proporcionem segurança ao equipamento, associados ou equivalentes ao teste hidrostático”, disse.

Fonte: Sindmetal Jaguariúna

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.