Sindmed-BA e governo debatem em reunião pauta da categoria

Em reunião realizada na última segunda-feira (27), às 18h30, na Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o secretário Jorge Solla e representantes do Sindimed (Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia) debateram sobre temas que estão em pauta nas lutas atuais dos médicos baianos, tais como a polêmica sobre a implantação do ponto eletrônico em unidades de saúde do Estado, o Projeto de Lei (PL) sobre a gratificação de plantão para os médicos reguladores, entre outros.

Segundo o diretor do Sindimed, Luiz Américo, que esteve presente na reunião, o secretário informou que o PL sobre o abono de plantão para os médicos reguladores – conforme proposta apresentada pelo Sindimed, com enquadramento na tabela de 24 horas, levando em consideração a gratificação de Urgência e Emergência, manutenção dos termos já acordados no projeto do PCCV, destacando o ajuste da jornada do regulador de 30 para 24 horas, sem perda de remuneração – já está na Assembleia Legislativa para votação, e se comprometeu em continuar aberto às negociações.

Já sobre a implantação do ponto eletrônico pela Sesab, ficou acordado que os critérios a serem utilizados para registro do ponto, serão definidos por cada unidade de saúde, separadamente, com o objetivo de adequar à rotina de cada médico.

Por fim, o secretário orientou que os médicos municipalizados devem se transferir para a rede própria, para fazer o RDV, e entregar protocolado para a Sesab. Caso o médico tenha alguma dificuldade, deverá informar o número do protocolo para o Sindimed, e o próprio Sindicato entrará em contato com a Sesab para solucionar o problema. O Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) também foi debatido durante a reunião, porém, de acordo com Américo, nenhuma novidade significativa foi definida.

Também estiveram presentes na reunião, o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, a diretora do Sindicato, Maria do Socorro Campos, e o subsecretário de Saúde, Washington Couto.

Fonte: Sindmed