Sindivacs comemora mudança de regime de servidores celetistas para estatutários

Cerca de 1, 5 mil servidores da atual tabela de empregos comunitários da Secretaria de Saúde foram beneficiados, nesta quinta-feira (12), com a sanção da lei que muda a forma de contratação, de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) para o estatutário, procedimento que permite a criação de uma gratificação por títulos e reajuste salarial.

“Essa é uma luta longa, de vários anos do Sindivacs-DF, que muitos achavam que era impossível esse é um importante passo que beneficia os servidores e todo o Distrito Federal”, destacou o presidente, Aldemir Domicio da Silva.

A medida adotada pelo GDF atinge os Agentes de Vigilância Ambiental, servidores responsáveis por trabalhar no combate à dengue, controle de roedores, vacinação de animais e na educação ambiental. Também são enquadrados nessa lei os Agentes Comunitários de Saúde, profissionais que integram as Equipes de Estratégia Saúde da Família e realizam visitas domiciliares em todo o DF.

Com a sanção da lei haverá reajuste salarial que em determinados casos poderá chegar a 64,16%, pagos parceladamente.

“Estamos fazendo o que nenhum governo em sua história fez, como exemplo, a criação dessa carreira. Estamos incluindo 1,5 mil trabalhadores nas carreiras do DF e nossa intenção é aumentar esse quadro para 1,3 mil cargos de agentes de vigilância e 3.350 mil de agentes comunitários de saúde”, anunciou o governado Agnelo Queiroz.

Para os trabalhadores, a iniciativa do governo local colocará fim em uma série de problemas enfrentados pela categoria: “Trabalho há oito anos nessa área e considero esse momento como um presente de natal, um sonho que se realizou. Vivíamos num impasse, sem estabilidade e sem reconhecimento. Agora, tudo vai mudar”, frisou,a modificação de CLT para estatutário dará mais dignidade aos trabalhadores, antes, a qualquer momento, podíamos ser mandados embora. Agora, temos estabilidade e poderemos batalhar por melhorias na nossa categoria.

Fonte: Sindivacs