Sindimetal-Rio realiza nova assembleia na porta do estaleiro EISA

Mais uma vez o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio) realizou uma assembleia na porta do estaleiro EISA com os trabalhadores da empresa. A mesma tinha horário previsto para as 7 horas, mas devido ao chamado da empresa para uma reunião, acabou tendo seu começo atrasado. O presidente do sindicato Alex Santos, o deputado federal Edson Santos (PT-RJ), o ex-deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Rio de Janeiro (CTB-RJ) Ronaldo Leite e integrantes da comissão de trabalhadores seguiram para a reunião com os responsáveis pela empresa.

Com o retorno dos representantes que se reuniram com a empresa teve início a assembleia, que foi conduzido pelo diretor do sindicato Bento, muito aplaudido pelos trabalhadores em suas falas cobrando posição dos representantes do Poder Público. Coube ao presidente do Sindimetal-Rio Alex Santos a ingrata tarefa de passar aos trabalhadores o que a empresa disse na reunião. Segundo Alex, quem deveria estar falando aquelas palavras aos trabalhadores deveriam ser os representantes da empresa.

Alex criticou a postura da empresa diante das negociações e ressaltou que a mesma estava voltando atrás na proposta que havia sido acordada na reunião junto ao Ministério Público do Trabalho. De acordo com o que foi decidido na reunião, o estaleiro não iria dificultar a saída dos trabalhadores que não desejavam mais manter vínculo com a empresa mas, na reunião de hoje, os representantes do EISA disseram que se a empresa fizer isso ela estará abrindo mão de sua própria existência pois ela depende dos trabalhadores.

Diante da mudança de postura da empresa, Alex assumiu que o sindicato também mudaria sua posição e não colocaria em votação a proposta de suspensão dos contratos de trabalho. “Às vezes parece que somente nós estamos buscando uma solução que na verdade tem que vir da empresa. Eles haviam assumido um compromisso junto ao Ministério Público do Trabalho e hoje estão voltando atrás alegando que não podem liberar os trabalhadores porque isso acabaria com a empresa. Sendo assim, o Sindicato também vai rever sua posição e não vai colocar em votação a suspensão dos contratos de trabalho”, disse.

O estaleiro buscava um acordo para a suspensão dos contratos de trabalho para, na visão dos dirigentes da empresa, se reestruturar financeiramente para voltar às atividades. Segundo a Lei, quando o contrato de trabalho é suspenso por comum acordo, os trabalhadores recebem o valor de R$ 1.300 do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e o restante do salário é completado pela empresa. A proposta do EISA no entanto buscava deixar às custas do Estaleiro apenas o cartão alimentação. Caberia ao sindicato, após a reunião feita no Ministério Público do Trabalho, colocar a proposta para ser votada se os trabalhadores aceitavam ou não, porém diante da mudança de postura do EISA isso foi completamente descartado.

Alex afirmou ainda que de acordo com a empresa foi conseguido a liberação de parte do empréstimo que a mesma precisa no exterior e com isso, o EISA afirma que até a quarta-feira (20) serão pagos os salários do primeiro mês atrasado e na quarta-feira (27) seriam pagos os salários do mês seguinte. A data de pagamento do 1/3 de férias não foi confirmada, mas apontou-se para o dia 27 como uma possibilidade. O cartão alimentação será pago até o dia 20, ainda segundo a empresa. “A empresa deu essas informações, porém, nós do Sindicato só podemos acreditar que elas são verdadeiras quando elas se transformarem em realidade”, afirmou Alex.

O deputado Edson Santos, presente na assembleia enalteceu o trabalho do Sindicato afirmando que o “papel do sindicato nessa situação é muito difícil” e reafirmou sua busca de diálogo ao lado da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) junto ao poder público Federal. Segundo Santos, a Caixa Econômica não aceitou fazer o empréstimo ao EISA por “não se sentir segura” em receber de volta o emprestado ao estaleiro e afirmou que na próxima segunda-feira, às 10 horas, haverá uma reunião da bancada de deputados federais fluminenses com a bancada de deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro para debater a situação do estaleiro.

Também na linha de cobrar do poder público, Edmilson Valentin defendeu que os trabalhadores junto com o sindicato procurassem a presidenta Dilma que está no Rio de Janeiro para pedir uma solução ao problema. Um vídeo com depoimento dos trabalhadores foi gravado pela equipe do ex-Deputado que se articula ao lado do Sindicato na busca de uma solução para a grave situação vivida pelos trabalhadores do estaleiro. Valentin não poupou críticas ao governo do estado. “Não podemos aceitar a situação em que se encontram os trabalhadores do EISA e muito menos a passividade do governo do estado em uma situação que atinge uma das principais indústrias do Rio de Janeiro”, defendeu.

Uma nova assembleia ficou marcada para quinta-feira (21), às 14h na Candelária. De lá serão decididas quais as ações serão tomadas para dar maior visibilidade e buscar uma solução para os problemas vividos pelos mais de 3 mil trabalhadores do Estaleiro Ilha S. A.

Fonte: Sindimetal-Rio