Sindimed Bahia comemora 80 anos de luta em defesa da categoria

Em clima de homenagens, os 80 anos de lutas do Sindimed (Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia) foram comemorados na noite do último sábado (13), na nova sede Dr. José Caires Meira, com a presença da atual diretoria, ex-diretores, funcionários, representantes das entidades médicas – Cremeb, ABM, CFM e Fenam -, além de personalidades e representações de diversas instituições e órgãos públicos.

A solenidade foi marcada por homenagens e discursos emocionados que recordaram momentos importantes da história do Sindicato e do movimento médico na Bahia. Um vídeo-documentário de 20 minutos sintetizou a história da entidade, desde a sua fundação, em 12 de dezembro de 1934, até os dias de hoje, exibindo depoimentos da maioria dos ex-presidentes do Sindimed.

Como forma de reconhecimento a todos que contribuíram para o sucesso desses 80 anos de lutas e vitórias, a diretoria do Sindicato outorgou medalhas a todos os ex-diretores, ex-presidentes e aos funcionários com mais de 10 anos de serviços prestados ao Sindimed. Diversas personalidades e parceiros também receberam um troféu de agradecimento pelo trabalho realizado em prol da categoria médica.

O presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, aproveitou o momento para destacar a atuação dos profissionais que trabalham na rede estadual (Sesab) e falar da importância da participação destes profissionais para a construção do Sindicato. “Queria agradecer a todos os médicos, em especial aos sesabianos. A esses médicos que sempre acreditaram no Sindicato, que devotaram ao Sindicato a sua confiança, muito obrigado”, disse.

Magalhães ainda falou sobre os atuais desafios do Sindimed, a exemplo da terceirização. Segundo o presidente, somente 25% dos trabalhadores do SUS têm contrato formal, sendo que os outros 75% exercem funções em condições de precarização. “O Sindicato vai continuar a sua briga na busca por melhorias de condições de trabalho. Nós vamos para o interior, vamos aos hospitais, vamos visitar o Estado. Nós vamos cobrar a abertura de concurso público. Precisamos mudar essa trajetória!”, completou.

Reconhecimento nacional

O presidente da Fenam, Geraldo Ferreira, um dos homenageados, fez questão de destacar, em seu discurso, as dificuldades enfrentadas pelo sindicalismo, que ainda é alvo de preconceito, e relembrou momentos importantes como o período da Renovação Médica. Ferreira ainda parabenizou o presidente do Sindimed e os médicos baianos pelo trabalho que tem sido feito em defesa da categoria: “Parabéns, Chicão, pela condução que tem dado ao Sindicato, e também parabenizo os médicos baianos e a diretoria desse sindicato que tem sido exemplo para todos os médicos brasileiros”.

A representatividade e a ação efetiva do Sindimed foram também destacadas por representação de diversas entidades parceiras como o SindiSaúde e a CTB Bahia, assim como por órgãos como o Procon, Ministério Público e Sesab, que acompanham e interagem com as lutas diárias do Sindicato.

Fonte: Sindimed Bahia