Sindicatos do Vale do Piancó participam de reunião regional da CTB-PB

No último sábado (25), foi realizada a reunião da Regional da CTB em Itaporanga, no sertão da Paraíba, que contou com a presença de presidentes de sindicatos filiados à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

O encontro aconteceu no Centro Paroquial João Paulo II, no centro da cidade, onde foi discutida uma ampla pauta que tratou da legalização das entidades junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), cumprimento do Piso Nacional dos Professores, situação dos agentes comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE), como também a luta pela implantação do Piso Nacional da Enfermagem na região.

O advogado Paulo Conserva, que presta assessoria jurídica a diversas associações sindicais na regional, destacou a necessidade da organização dos sindicatos, especialmente em mudanças de plano de cargos, carreira e salários, encaminhados pelos prefeitos, que retiram direitos conquistados há muito tempo pelos servidores.

A secretária-geral da CTB-PB, Alcicleide Lacerda, falou sobre a necessidade da regularização urgente de todos os sindicatos junto ao MTE e se colocou à disposição para auxiliar na tarefa, pois há uma meta de filiação à central até dezembro deste ano e a Paraíba não pode ficar de fora. “Vamos nos esforçar para que a Paraíba possa contribuir com essa meta nacional, atualizando os sindicatos, fazendo filiação de novos sindicatos e buscando regularizar aqueles que aínda não têm carta sindical”, afirmou.

Já vice presidente da CTB-PB, Zé Gonçalves, pontuou três questões fundamentais para a retomada do fortalecimento dos sindicatos: trabalho de base, formação sindical e comunicação. “Devemos trabalhar temas focados na organização Sindical e outros dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Vamos nos juntar a todas as categorias na luta pela implantação do Piso Nacional da Enfermagem, pelo cumprimento do Piso dos Professores, ACS e ACE, como também na implantação da insalubridade para todos os servidores, já que muitos prefeitos se negam a implantar”, defendeu. Informações do Agora Patos.