Sindicato reforça alerta para carência de carteiros em Mossoró (RN)

O problema de quadro defasado devido à insuficiência de funcionários é um problema que afeta trabalhadores dos Correios de diversos estados brasileiros. Em Mossoró, município do interior do Rio Grande do Norte, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect), José Ferreira, revelou que essa insuficiência de carteiros continua a prejudicar o serviço da empresa em Mossoró. Para mudar a situação, ele informa que continua o movimento da categoria para convocação de servidores concursados. “O ideal seria a convocação de mais 30 carteiros”, diz.

Entretanto, segundo Ferreira , até agora foram convocados apenas oito servidores. “Além disso, os trabalhadores foram surpreendidos com pregão eletrônico para contratação de mão de obra terceirizada. Existe um concurso válido, o pessoal fez exames e está esperando ser chamado. E por que não chamá-los, contratar terceirizados?”, questiona.

O sindicalista informa que em 2011 foi assinado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) dos Correios com o Ministério Público proibindo contratação de pessoal terceirizado. “Mas, como havia necessidade urgente, o MP abriu exceção, concedendo que até a vigência do concurso poderiam contratar terceirizados em número igual aos concursados”.

O problema, segundo ele, é que isso não está acontecendo. Ferreira informa que no ano passado foram contratados 135 terceirizados e 68 concursados. “Ou seja, o TAC está sendo descumprido”, observa, acrescentando que a convocação dos concursados é fundamental para acabar com a sobrecarga d e trabalho e melhorar os serviços dos Correios em Mossoró.

Ele adverte que os 58 carteiros em atividade em Mossoró não conseguem atender à demanda. “E, para piorar, a empresa adotou sistema de acompanhamento de produtividade, que avalia o trabalho dos servidores. Só que não há como cumprir metas estabelecidas se a empresa não dá condições para isso. Essa avaliação está prejudicando”, diz.

Portal CTB com agências

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.