Ação do Sindicato e Apcler alerta bancários do Sergipe para a LER/DORT

Nesta quarta-feira (26), o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB-SE) e o Instituto Sergipano da Saúde do Trabalhador (Apcler) distribuíram em agências bancárias informativos sobre as doenças ocupacionais, denominadas de Ler/Dort. A ação aconteceu em agências localizadas no centro comercial de Aracaju e faz parte de atividades alusivas ao Dia Internacional de Combate e Prevenção à LER/DORT, dia 28 de fevereiro.

Ainda da programação, na próxima sexta-feira (28), às 8h, as entidades farão um café da manhã com palestra sobre “Fatores que interferem significativamente para a ocorrência de LER/DORT”. A palestra é dirigida aos associados do Apcler e terá como facilitador o fisioterapeuta Alisson Aulino de Santana. O evento será na sede do SEEB/SE.

O Apcler funciona na sede do SEEB-SE, conta com assessoria jurídica e tem cerca de 90 associados. “O APCLER foi criado na década de 90 por um grupo de bancários e bancários afastados do trabalho por causa de adoecimento, com perda de movimentos musculares. Há cerca de seis anos, a entidade passou por problemas organizacionais. Mas, em 2007 recebemos todo apoio do SEEB/SE e conseguimos revitalizar nosso Instituto”, conta a presidente do Apcler, Elinete Alves.

Segundo o diretor de Saúde do SEEB-SE, “o sindicato é parceiro do Apcler para ajudar o instituto a orientar associados, em especial aos bancários e bancárias, com relação às estratégias de prevenção, promoção à Saúde e para as questões de direitos trabalhistas dos lesionados de LER/DORT”.

“Com o Apcler, o Sindicato dos Bancários pretende fortalecer a cada dia essa parceria no sentido de organizar os trabalhadores e trabalhadoras vítimas do adoecimento da organização do trabalho”, afirma a diretora de Comunicação do SEEB/SE, Ivânia Pereira.

Por Déa Jacobina – SEEB-SE