Sindicato dos Metalúrgicos promove V Seminário de Saúde do Trabalhador de Caxias do Sul (RS)

Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador  (Cerest) e a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, o Sindicato dos Metalúrgicos promove, no dia 25, o V Seminário de Saúde do Trabalhador de Caxias do Sul e Região.

A atividade será realizada no Personal Royal Hotel, em Caxias do Sul, e marca as atividades do “Dia Internacional em Memória das Vítimas dos Acidentes e das Doenças do Trabalho”, 28 de abril.

A primeira palestra da manhã, “Nexo causal das doenças relacionadas ao trabalho – concausa e agravamento”, será com Paulo Antônio Barros de Oliveira, professor de Medicina e de Saúde do Trabalhador do PPG de Saúde Coletiva da UFRGS e coordenador do curso de Medicina do Trabalho na mesma instituição, e com Rogério Dornelles, médico do trabalho e assessor do Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador.

A debatedora será a pesquisadora do NEST – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde do Trabalhador da UFRGS, Drª Dolores Sanches Wusch.
Também haverá palestra sobre “Nexo causal nas doenças do traballho e ônus da prova”, com José Felipe Ledur, o desembargador Federal do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, e com Ricardo Wagner Garcia, Procurador do Ministério Público do Trabalho.

O evento tem o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalho (NEST) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e é voltado a profissionais e estudantes da área da saúde, trabalhadores, dirigentes sindicais, cipeiros, advogados, técnicos de segurança, empregadores e à comunidade.
Credenciamento gratuito no local.

Programação:

8h – credenciamento

8h30min – mesa de abertura

9h – “Nexo causal das doenças relacionadas ao trabalho – Concausa e agravamento”

Palestrantes: Dr. Paulo Antônio Barros de Oliveira, professor de Medicina e de saúde do Trabalhador do PPG de Saúde Coletiva da UFRGS e coordenador do curso de Medicina do Trabalho na mesma instituição.

Dr. Rogério Dornelles, médico do trabalho e assessor do Forum Sindical de Saúde do Trabalhador.

Debatedora: Drª Dolores Sanches Wusch – pesquisadora do NEST – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde do Trabalhador da UFRGS.

10h Intervalo

10h 15min – Palestra “Nexo causal nas doenças do traballho e ônus da prova”

Palestrantes: Dr. José Felipe Ledur – Desembargador Federal do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Dr. Ricardo Wagner Garcia – Procurador do Ministério Público do Trabalho

Debatedor: Jorge Antônio Rodrigues, diretor do sindicato.

11h15min – Perguntas e debate

Coordenadores: