Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia denuncia demissão em massa na Toshiba

Desde o último dia 12 de abril, a Semp Toshiba, em Salvador, já demitiu 65 trabalhadores, sendo 25 efetivos e 40 terceirizados ligados à empresa E.T.T. First. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Adson Batista, disse classificou como lamentável essa situação. “Nenhuma empresa pode demitir dessa forma sem antes conversar com o Sindicato da categoria, a fim de buscar uma solução para o impasse e se preservar o emprego”.

De acordo com José Augusto, diretor do Sindicato, alguns trabalhadores nem poderiam ser demitidos, pois estariam lesionados e com cirurgias marcadas para maio. Ele afirma ainda que a gerência de produção da Toshiba simplesmente chamou os trabalhadores e anunciou as demissões e que, dentro da fábrica, o clima é de muita apreensão diante da possibilidade de novos cortes. “Há um clima de insegurança e de instabilidade no chão de fábrica. A informação que nós temos é que a Toshiba está em transferência para Manaus e a unidade daqui pode fechar as portas”, explica.

As demissões foram realizadas sem antes, ao menos, a empresa agendar as homologações. A maioria dos trabalhadores demitidos atuava na linha de produção. Antes disso, o quadro da empresa era composto por cerca de 230 funcionários. O Sindicato afirmou que está tentando abrir um canal de diálogo com a empresa para tentar entender o motivo das demissões e buscar uma saída para evitar novos cortes, além de reverter a situação dos trabalhadores adoecidos.

Por Dante Matisse (Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia)