Sindicato dos Corretores de Imóveis filia-se à CTB de Sergipe

Após uma década sem representatividade, os corretores de imóveis de Sergipe criaram uma entidade sindical para defender os direitos da categoria. Há três meses, surgiu o Sindicato Intermunicipal dos Corretores de Imóveis (Sintecori), filiado à CTB-SE. “A última eleição do Sindicato dos Corretores de base estadual ocorreu em 2004, mas ele não tem qualquer atuação. Por isso, fundamos um novo”, afirma Marcos Moreira de Carvalho, presidente do Sintecori.

A base da nova entidade fica na Barra dos Coqueiros, mas o sindicato tem atuação em Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. Todo o processo de criação da instituição foi acompanhado pela assessoria jurídica da entidade. O Sintecori já foi registrado em cartório e tem CNPJ. A diretoria ingressou com o certificado digital e solicitou a carta sindical ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o apoio da CTB-SE. Mais de 200 corretores de imóveis filiaram-se à entidade nesses primeiros três meses, e a atual diretoria já está na luta para corrigir uma divergência no pagamento da corretagem.

“Pela tabela do Creci, os corretores devem receber de 3 % a 5% de corretagem, mas a categoria recebe em média 1,5%. Queremos o cumprimento do que estabelece o Conselho”, esclarece Marcos. A direção do Sintecori quer, ainda, que o Creci reveja a cobrança da anuidade. Os corretores de nível médio pagam o valor de R$ 480 como se fossem de nível superior. “Solicitamos uma reunião com o Creci há 10 dias, mas ainda não obtivemos resposta”, salienta. A direção já fez várias parcerias com o Senac, um cartório e uma imobiliária para que os profissionais façam cursos de capacitação. Os filiados também têm direito a desconto em restaurantes e em uma montadora de veículos.

Fonte: CTB-SE