Sindicato dos Bancários da Bahia dá posse a delegados sindicais eleitos

Com o compromisso e a vontade de melhorar as condições de trabalho para a categoria, os novos delegados sindicais dos bancos públicos participaram da cerimônia de posse, realizada pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, na última sexta-feira (15), em Salvador.

Na abertura, a Doutora em Artes Cênicas, Cilena Canda, recitou a crônica “Eu sei, mas não devia” de Marina Colasanti, que alerta sobre a rotina repetitiva. Também recitou poemas e fez uma atividade para a interação dos participantes.

A importância do delegado sindical, que pode ser considerado a amplificação da voz dos funcionários que estão nas unidades bancárias do Banco do Brasil, Caixa e BNB, foi o foco da fala da secretária-geral do Sindicato, Jussara Barbosa. A nova gestão conta com 76 dirigentes.

O presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos deu as boas-vindas e desejou boa sorte a todos que vão atuar no mandato 2023/2024. Além de destacar o papel do delegado, elo essencial entre a entidade e a categoria, para acompanhar a rotina dos bancários, esta atento aos problemas locais e outras demandas específicas de cada região e banco.

Ainda na ocasião, o deputado federal, Daniel Almeida, tratou de outros temas de âmbito nacional, como o cenário político e econômico, a luta da classe trabalhadora e o governo Lula.

Vale destacar que a existência do delegado sindical é uma grande conquista reconhecida em ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) dos bancos públicos, desde 2003. Por outro lado, as instituições financeiras privadas ainda resistem e lutam para reduzir o tamanho das diretorias sindicais.

Fonte: Sindicato dos Bancários