Sindicato dos Comerciários de Gêneros Alimentícios de Niterói e São Gonçalo filia-se à CTB

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Gêneros Alimentícios de Niterói, São Gonçalo e Região é mais uma instituição que cerra fileiras com a CTB para levantar a bandeira do sindicalismo classista em defesa da sua categoria.

Fundada há pouco tempo, a entidade tem uma base extensa, que inclui os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito e Saquarema, já é reconhecida pela categoria e está na luta pela primeira convenção coletiva específica do setor que representa, como disse o presidente da entidade Alex Amarante.

“Estamos conversando sobre convenção coletiva com os sindicatos patronais. Os sindicatos patronais estão colocando dificuldade, tendo em vista a relação que eles tinham com a presidenta do Sindicato do Comércio. Estamos aos poucos superando essa dificuldade para trazer mais benefício para a categoria”, afirmou o dirigente.

A entidade foi filiada após muitas tentativas de trabalhadores e trabalhadoras participarem do Sindicato dos Comerciários de Niterói. Os dirigentes comentam que a categoria ia até a sede e não conseguia se filiar. Foi por essa razão que a assembleia da categoria decidiu pela nova entidade que, agora, se une à CTB.

“A gente vê a importância da nossa filiação na CTB, pelo protagonismo que o SEC-RJ tem na entidade. O SEC-RJ é uma das principais entidades do comércio do nosso estado e referência para os trabalhadores. A maioria da nossa rede também tem base na capital. Os trabalhadores vêm os benefícios conquistados pelo SEC-RJ. Nós reconhecemos a importância do SEC-RJ e consideramos fundamental atuar ao seu lado, na mesma central, com a mesma estrutura política sindical. Assim, nós enxergamos a CTB-RJ como um braço que, junto com o SEC-RJ, sempre atua para fortalecer a luta dos trabalhadores do comércio, e por isso decidimos pela filiação”, disse Alex.