Sind-UTE/MG aprova greve sanitária com continuidade das aulas remotas

O Conselho Geral do Sindicato dos Trabalhadores de Educação em Minas Gerais (Sind-UTE/MG), em reunião nesta quarta-feira (28), deliberou pela realização de greve sanitária da categoria no estado a partir do dia 2 de agosto, por tempo indeterminado. A paralisação será realizada nos municípios onde houver convocação presencial das atividades escolares. Já as aulas remotas não serão interrompidas.

A dirigente da CTB Minas e conselheira geral do Sind-UTE/MG, Mônica Cardoso, destaca a importância das lutas aprovadas e da greve para resguardar a vida dos profissionais de educação, dos alunos, famílias e toda a comunidade escolar. “Concordamos com o retorno presencial, mas com segurança, após as duas doses da vacina e com o controle da pandemia”, diz.

Mônica explica que voltar às salas de aula neste momento, mesmo com o protocolo sanitário, não é seguro. “No setor privado, que já retornou presencialmente, estamos tendo contágio e morte de professores. Não há segurança em se manter num ambiente fechado professores e alunos por cinco horas”, completa.

Confira o calendário de mobilização aprovado da reunião:

• 29/7 a 9/8: Realização de plenárias remotas locais e/ou regionais
  • 2/8: Início da Greve Sanitária por tempo indeterminado
  • 10/8: Comando Geral de Greve/Assembleia Geral Virtual
  • 29/7 a 19/8: Participação das atividades da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público contra a PEC 32/2020 – Reforma Administrativa do governo federal