Servidores do Daerp de Ribeirão Preto (SP) cruzam os braços por reajuste salarial

Os funcionários do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp), interor de São paulo, cruzaram os braços e paralisaram as atividades na autarquia por três horas na manhã desta segunda-feira (24), pela falta de uma nova proposta de reajuste salarial para os servidores. Uma nova paralisação está marcada para terça-feira (25).

“Depois que o os servidores rechaçaram a proposta do governo e o estado de greve foi decretado, e a greve está marcada para a zero hora do dia 26, o governo não voltou a dialogar com os servidores. Sem proposta a greve está mantida. A paralisação de hoje (dia 24) foi um alerta ao governo para que ele se manifeste e traga uma nova proposta condizente com o pedido dos trabalhadores. Amanhã (dia 25) vamos cruzar os braços novamente para mostrar que não estamos para brincadeiras”, ressalta Wagner Rodrigues, presidente do Sindicato dos Servidores de Ribeirão Preto, filiado à CTB.

A prefeitura municipal apresentou uma proposta de 5,56% no salário referente à inflação de 2013 e um reajuste de 10% no vale alimentação, passando de R$ 500,00 para R$ 550,00, na cesta básica nutricional dos aposentados a alteração também foi de 10% a proposta não atendeu as reivindicações dos servidores que decidiram pelo estado de greve e aguardam que o governo reavalie os itens da pauta de negociação.

Pauta de reivindicações

Os servidores querem, entre outras reivindicações, 16% de reajuste salarial, que corresponde ao índice IPCA, de 6,49%, mais 9,51% de aumento real, totalizando o percentual de 16%, a ser aplicado aos vencimentos mensais integrais, a partir de 1° de março de 2014.

Além do índice de reposição salarial, está incluso na pauta econômica dos trabalhadores um reajuste de 44,8% no vale alimentação, passando de R$ 500,00 para R$ 724,00, valor do salário mínimo nacional. Os Servidores também aprovaram o repasse do mesmo índice do vale alimentação (47,8%) para a cesta básica nutricional destinada aos aposentados e pensionistas. O Sindicato quer ainda a extensão do pagamento da cesta básica nutricional para todos os aposentados e pensionistas.