Servidores decidem manter greve em Juiz de Fora

Os servidores municipais de Juiz de Fora decidiram manter a paralisação que começou na última quinta-feira (20). Em assembleia, na tarde da terça-feira (25), eles rejeitaram a proposta da Prefeitura. O Fórum Sindical composto pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (Sinserpu), Sindicato dos Professores, Sindicato dos Engenheiros e Sindicato dos Médicos reivindicam 15% de reajuste.

A Prefeitura propõe pagar 7% agora, o que equivale a soma do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio de 2009 a abril de 2010 (5,11%) mais um terço do IPCA de maio de 2008 a abril de 2009 (1,89%). O restante do aumento seria parcelado em três vezes em duas hipóteses. Ambas dependendo da arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade Territorial e Urbana (IPTU) da Prefeitura.

A primeira delas considera se o crescimento da receita de ICMS mais IPTU for igual ou superior a 10%. Dessa forma, a Prefeitura pagaria o IPCA mais 1,84% em maio de 2011. Depois, 1% de aumento em setembro de 2011 e o IPCA mais 0,84% em maio de 2012.

O segundo cenário seria se o crescimento da receita arrecadada com ICMS mais IPTU igual ou superior a 12%. Nesse caso, a Prefeitura pagaria o IPCA mais 1,84% em maio de 2011. Em setembro mais 1% de aumento. Em novembro mais 0,84% de aumento e IPCA em maio de 2012.

Mais uma rodada de negociação entre servidores e Prefeitura está agendada para esta quarta-feira. No mesmo dia o Fórum Sindical realiza assembléia unificada, na Praça da Estação.

Fonte: Sinserpu-JF