Servidores de Petrolina elegem nova diretoria nesta sexta (25)

Nesta sexta-feira (25), o Sindsemp (Sindicato de Servidores Municipais de Petrolina) realizará das 8h às 16h, eleição para nova diretoria. Neste ano, o pleito disponibilizará 10 urnas fixas e 12 volantes em vários locais de votação.

A CTB participa pela Chapa 1, que conta com o apoio do Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (Sinpro) e todas as associações de base dos servidores públicos, trazendo uma renovação dos membros. De acordo com a atual presidente do sindicato e candidata a reeleição pela Chapa 1, Wildes Mariléia Araújo, mais conhecida como Léia, nessas eleições vão disputar quatro chapas, cada uma com 10 membros da direção executiva e um delegado por setor.

Durante a mobilização, os membros da Chapa 1 anunciaram nas rádios e distribuíram vários informativos com as 34 propostas da futura gestão, além de visitas em todas as escolas, creches e postos de saúde. Ainda nesta semana, irão às secretarias continuar o processo de discussão sobre as necessidades dos trabalhadores. “Não estamos certos que vamos ganhar, estamos trabalhando com seriedade para conseguir mais esta vitória, pois sabemos que há muito que fazer. Quero frisar que somos uma equipe aberta a sugestões e criticas, inclusive, esta é uma das nossas propostas, onde afirmamos que será feito uma Carta Compromisso e será assinada no ato da posse”, explicou Léia Araújo.

Sobre as perspectivas da eleição Léia ainda afirmou: “Será uma votação democrática, onde fizemos tudo dentro da legalidade e aceito pela comissão eleitoral que será composta por seis membros. Tenho as melhores expectativas para essas eleições porque durante o processo de mobilização fomos muito bem recebidos, temos grande apoio dos servidores”.

Com o objetivo de “Renovar as Forças da Luta que não Cessam” agregando propostas importantes, a Chapa 1 propôs 34 itens de mudanças, entre eles os principais são:

• Planos de Cargos e Carreira e Vencimento para todos;
• Assistência Medica especializada para os servidores;
• Ampliação das formações, principalmente as sindicais;
• Debates setoriais sobre pautas especificas;
• Construção das outras etapas da sede;
• Ampliação do Clube de Campo, incluindo as atividades;
• Redução da Jornada de Trabalho;
• Busca das resoluções das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores;
• Um Sindicato aberto a novas alternativas;
• Plano Habitacional;
• Projeto cultural da Filarmônica

Sobre a gestão que se encerra, Léia afirma que confirma o cumprimento de varias prioridades:
• Primeiro curso de formação sindical;
• Inauguração da Sede que não tinha e foi construída;
• Debates setoriais;
• Comemoração dos servidores em suas atividades religiosas;
• Reajuste de 20% para a equipe gestora;
• Piso da Educação;
• Concurso Público em vários setores;
• Ajustes salariais anuais;
• Descentralização da gestão Sindical;
• Apoio a todas as associações de base;
• Central de Comunicação;

Sindsemp

No dia 22 de junho de 1987 um grupo de servidores se reuniu para formar a então Associação dos Servidores Municipais de Petrolina, entre eles Mário Lapa, Pedro Malan (Presidente), Valter Caldas, Ney Barbosa, João Neto, estes reivindicavam reajuste salarial ao Prefeito Augusto Coelho que atendeu o reclame desse grupo.

O sindicato é fruto da articulação dos servidores que insatisfeitos com a conjuntura desfavorável se organizaram para fazer valer os direitos da categoria consolidando uma entidade representativa, respeitada e combativa.

Por Elaine de Paula