Servidores da Saúde da Bahia se reúnem em Congresso nesta 6ª feira

Teve início nesta sexta-feira (12), às 9h, o IX Congresso dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia, promovido pelo Sindsaúde-Ba no Hotel Sol Bahia, em Patamares. O evento, realizada a cada três anos, irá até o sábado à tarde, quando será eleita a nova diretoria e o Conselho Fiscal da entidade.

Com o tema “Unidos pelo fortalecimento do SUS e valorização dos trabalhadores da Saúde”, o IX Congresso reunirá centenas de servidores da capital e do interior, com delegações de todas as regiões do estado. Após a solenidade de abertura e aprovação do Regimento do Congresso, haverá uma mesa redonda com o tema “A política de saúde no Brasil de hoje”. Os palestrantes serão Lívia Angeli Silva, professora da EEUFBA e vice-presidente da APUB-Sindicato; Sílvio Roberto dos Anjos e Silva, diretor do Sindsaúde e conselheiro estadual de Saúde, representando os profissionais da área; e padre José Jorge Brito de Souza, do Fórum Interreligioso de Saúde, ex-conselheiro municipal de Saúde representando os usuários.

No turno da tarde a mesa redonda abordará “A importância do sindicato na luta dos trabalhadores”, tendo como debatedores Adilson Araújo, presidente da CTB-Nacional; Inalba Fontenelle, presidente do Sindsaúde; e Ana Georgina da Silva Dias, do Dieese. O assessor jurídico da entidade, Gilvan Assumpção, falará sobre o atual estágio do processo de cobrança da URV.

Fórum de deliberações do Sindsaúde-Ba, o evento discutirá as políticas de saúde no Estado da Bahia, com destaque para as condições de trabalho e remuneração dos trabalhadores das redes municipais e estadual de saúde. Além disso, será traçada a linha de ação do sindicato, plano de trabalho e lutas para o triênio 2015/2018.

Portal CTB com agências