Sergipe: CTB e SEEB participam da 1ª reunião do Plebiscito Popular

Na última terça-feira (14) os diretores da CTB-SE e do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) participaram da 1ª reunião de organização do Comitê Estadual do Plebiscito Popular em Sergipe: por uma Constituinte Exclusiva Soberana do Sistema Político.

A plenária aprovou a realização de duas atividades local: o lançamento estadual do Plebiscito para o próximo dia 31, às 14, no auditório do IFS e nos dias 1 e 2 de fevereiro a realização do Curso de Formação de Formadores. O curso será realizado na sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura de Sergipe (FETASE).

Nacionalmente, o lançamento do Plebiscito Popular aconteceu o ano passado, no dia 15 de novembro, no auditório da Universidade Católica de Brasília (UCB). O Plebiscito será realizado em todo o País, no período de primeiro a sete de setembro de 2014.

Esse movimento é um dos resultados das manifestações de junho e julho que sacudiram o País a partir da luta específica por redução das tarifas de ônibus. “O Plebiscito Popular Constituinte é movimento plural que conta com a participação de organizações populares e civis da juventude, dos movimentos sociais e sindicais para promover o debate com toda a sociedade brasileira sobre o nosso sistema político”, informa a secretária Nacional da Mulher da CTB, Ivânia Pereira.

Estão participando do movimento cerca de 30 entidades e organizações Não Governamentais como Sindicato dos Bancários de Sergipe, Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, MST, CUT, CTB, PT, PCdoB, Cáritas, Pastoral da Juventude.

Segundo Ivâna Pereira, o Comitê local terá a missão de planejar as ações para divulgação do plebiscito e disseminá-las nas principais cidades do interior sergipano. “Das atividades foi aprovada a realização de oficina de formação política para ajudar na mobilização e conscientização dos trabalhadores, trabalhadoras e da juventude sobre o tema”, informa Ivânia Pereira.

De acordo com a dirigente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Jessy Dayne a população será convidada a participar desse movimento respondendo a seguinte questão: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre Sistema Político?” “O movimento pretende provocar reflexões sobre a necessidade de alteração do sistema político brasileiro vigente”, afirma a universitária.

Déa Jacobina – SEEB/SE