Seminário da APLB de Salvador debate programa de ensino rejeitado pelo MP

A APLB-Sindicato promoverá na próxima terça-feira (21) o seminário ALFA e BETO – As Mais Belas Mentiras do Sistema. O evento acontece a partir das 9 horas, no Hotel Sol Barra, no Porto da Barra, em Salvador, e terá como foco aprofundar ainda mais a discussão sobre o programa de alfabetização implementado pela atual gestão municipal, adquirido sem licitação, por mais de R$ 12 milhões.

Com ampla rejeição dos educadores da rede, a implantação dos kits do programa de ensino Alfa e Beto foi denunciada pela APLB desde o início do ano letivo, num movimento que logo ganhou a adesão de outros setores da sociedade, como a Universidade Federal da Bahia e a Câmara Municipal. Os professores constataram que os kits que seriam usados em sala de aula tinham conteúdo racista, sexista e atrasado.

MP recomenda suspensão do programa

O combate à equivocada iniciativa da Prefeitura de Salvador ganhou força no início de maio com a recomendação expedida pelo Ministério Público estadual para que a Secretaria Municipal de Educação suspenda imediatamente a utilização do sistema Alfa e Beto na rede municipal de ensino.

De acordo com a recomendação das promotoras de Justiça Rita Tourinho e Patrícia Medrado, a secretaria também deve rescindir o contrato n° 01/2013 com o Instituto Alfa e Beto (IAB) e adotar medidas administrativas para o ressarcimento ao erário de eventuais valores pagos e a suspensão do pagamento de qualquer parcela supostamente devida ao instituto.

Palestrantes

Entre os palestrantes estão os educadores Suzana Schneider, Doutoranda em Educação, pela UFRGS; Liana Torres, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e professora do Departamento de Educação da UFS e Walter Takemoto, acadêmico da UFBA.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.