Sem garantia de data-base, comerciários de Campina Grande (PB) cruzam os braços no Dia de Finados

Os empregados do comércio de Campina Grande (PB) amanheceram nesta quinta-feira (1º) sem a sua data base, assegurada em Convenção Coletiva anualmente. Na segunda rodada de negociação, ocorrida na noite da última segunda-feira (29), entre os representantes dos trabalhadores e patrões não foi possível fechar acordo, situação esta que compromete  o funcionamento do comércio nesta sexta-feira, 02, (Dia Finados).

Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campina Grande e Região, José do Nascimento Coelho, a entidade já está buscando apoio das centrais sindicais e de outros sindicatos para uma grande mobilização nesta sexta-feira. “Como não houve ainda a aprovação da convenção 2012/2013 da categoria, o funcionamento do comércio nesta cidade fica inviabilizado no Dia de Finados”, destaca o sindicalista.

Na segunda reunião o Sindicato dos Comerciários apresentou uma contraproposta de um piso salarial para a categoria de R$ 745. Inicialmente o pleito foi de um piso de R$ 750, o que representa um reajuste de cerca de 17%. Ao todo são cerca de 50 cláusulas, entre econômicas e sociais.  O novo piso entra em vigor hoje, 1o de novembro.

No próximo dia 07 representantes dos empregados e patrões se reúnem pela primeira vez em mesa-redonda no Ministério do Trabalho, às 14 horas.