Há 60 dias sem água, manifestantes interditaram PB-361 e recebem apoio da CTB-PB

A CTB paraíba levou seu apoio aos centenas de moradores que interditaram a PB-361 no trecho que liga a cidade de Diamante, Sertão da Paraíba, distante 430 km de João Pessoa, na manhã de segunda-feira (29). O intuito foi reivindicar a falta d’água que atinge a cidade há pelo menos 60 dias. Escolas e órgãos estaduais e municipais não funcionaram durante o dia.

Durante os protestos, a CTB Paraíba deu o seu pronunciamento através do sindicalista Manoel Miguel, que aderiu ao movimento ainda no início da manhã. Além da CTB, vários entidades e políticos do Estado deram o seu apoio. Quem também não deixou de incentivar o movimento democrático, foi o Padre Djaci, que sempre luta pala água no Sertão.

Sensibilizada com situação vivida no município, a imprensa regional também deu a sua parcela de contribuição, vários jornalistas, blogueiros e radialistas puderam compartilhar a manhã calorosa do sertanejo.

protesto sem agua2

O transito ficou congestionado após quase três horas de muita cobrança aos responsáveis. O coordenador local da CAGEPA- Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, disse ao líder do movimento, que após os protestos, recebeu várias ligações onde diziam que os mananciais de Condado, Couro da Vaca e Piranhas teriam suas comportas abertas em carater de urgência. “A água poderá chegar ainda nesta terça-feira” disse.

O movimento só teve fim com a confirmação da liberação das águas. Chico Lopes diretor regional da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) disse que nunca recebeu tantas ligações como recebeu nesta manhã. A Polícia Militar deu total segurança no local.

Para Arliston Jerônimo, diretor do Portal Diamante Online, o protesto foi marcante. Segundo ele há pelo menos 16 anos a cidade não promovia uma manifestação desta natureza. “As expectativas foram alcançadas, conseguimos contato com todos os responsáveis pela água, eu fui pronto para tudo. Agradeço a todos que ajudaram neste protesto, escolas, funcionários em fim toda sociedade civil organizada” concluiu.

Para Manoel Miguel, diretor da CTB/PB e presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Vale do Piancó, o protesto serviu para alertar o governo do Estado e as demais autoridades para o grave problema que vive nesse momento os sertanejos.

Fonte e fotos: Diamante Online