Sem acordo, servidores de Aracaju manterão a greve por tempo indeterminado

Em greve há 67 dias, os servidores da saúde alegam que as negociações com a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) não avançaram, motivando, assim, a permanência da greve. A afirmação é do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sintasa), que garante a suspensão das atividades por tempo indeterminado.

Na expectativa de conseguir uma audiência com o secretário Edgar D’Ávila Silveira, da Secretaria Municipal de Administração (Semad), os servidores realizaram na última quarta-feira, 23, um café da manhã em frente à sede da Prefeitura. Sem sucesso, a categoria reclama da falta de negociações para discutir as reivindicações.

O presidente do Sintasa, Augusto Couto, alega que as negociações caminham a passos lentos e que tentou conversar com o secretário Edgar Silveira, mas sem êxito. “Nós estivemos ontem na Prefeitura, onde fizemos um café da manhã, para tentar ser recebido pelo secretário da administração, mas ele não nos recebeu. Não ouve reposta por parte da Prefeitura, portanto a greve continua”, conta.

Outro lado

Em reposta, o Secretário Edgard Silveira afirma que o encontro com os sindicalistas não foi marcado e que está aberto a negociações. Segundo ele a situação está sendo debatida em reuniões semanais com a comissão permanente de negociação. “Eu estava numa reunião no conselho da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e guando voltei não tinha mais ninguém lá. Nunca me neguei receber os sindicatos. Há um processo de reforma do estatuto em andamento e estamos discutindo isso nas reuniões semanais. Contudo, a Prefeitura não pode conceder qualquer coisa que não tenha sido avaliado, tudo está sendo estudado, pois são grandes números. No entanto, estamos abertos a negociação”, explica o secretário.

Encontro

Nesta sexta-feira, 25, os servidores se reúnem em uma nova assembléia para avaliar a greve decidir sobre as novas mobilizações. O horário será ainda definido pela categoria.

Por Eliene Andrade