Seeb-SE produz documentário sobre ex-presidente do sindicato

Nesta sexta-feira (21), na data do primeiro mês de falecimento do líder sindical José Souza de Jesus, a direção do Seeb-SE (Sindicato dos Bancários de Sergipe) recebeu sindicalistas e personalidades em um café da manhã. À noite, às 19h, em Aracaju, a Missa de 30 Dias do falecimento será celebrada na Igreja Salesiano.

O objetivo do café foi gravar depoimentos para a produção de um documentário sobre a trajetória social, sindical e da militância comunista de José Souza de Jesus. O vídeo será exibido no próximo mês nas aberturas de dois eventos que acontecerão na cidade de Salvador: o Congresso da Federação dos Bancários Bahia e Sergipe, dia 6, e a Reunião Nacional da Direção Nacional da CTB, dia 10. “Comandante José Souza: presente!” é o nome do projeto do videodocumentário que está sendo produzido pelos comunicadores do Seeb-SE e da CTB.

Testemunhos

Do roteiro, o documentário contará uma breve trajetória da vida pulsante desse sindicalista que morreu aos 56 anos. Começa na infância dele na cidade de Carira, sertão sergipano, passando pelo ingresso na carreira bancária até a militância sindical e comunista. Na pesquisa, além dos depoimentos, também estão sendo reservados materiais de arquivo (fotos e vídeos).

Vários sindicalistas presentes no café da manhã deram testemunhos emocionantes da relação estreita de Souza com os sindicatos de vários ramos do trabalho. Outros destacaram Souza como um ícone da política sindical classista no Estado de Sergipe. A solidariedade e a participação de Souza nas lutas de outras categorias e da defesa do socialismo também foram reveladas.

A vida e a própria triste notícia da precoce morte José Souza ficaram na história sergipana. A imprensa regional repercutiu a consternação e cobriu com presteza todos os passos das cerimônias póstumas ao líder sindical (velórios, sepultamento e a Missa de Sétimo Dia). As demonstrações de respeito e de admiração ao sindicalista ficaram evidentes. Impressionou a todos a dimensão das manifestações de carinho e de tristeza dos sergipanos. “Souza era um líder popular e recebeu homenagens de um Chefe de Estado”, afirma a atual presidenta do Seeb-SE, Ivânia Pereira.

Souza foi encontrado morto (infarto fulminante) em um hotel de Fortaleza. Ele estava participando das negociações dos dias parados durante a greve e da assinatura do aditivo da Convenção Coletiva do Banco do Nordeste (BNB). Souza era membro titular do Comando Nacional dos Bancários.

Participaram do café da manhã os representantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado de Sergipe (Fetase), dos Funcionários dos Serviços Públicos de Sergipe (Sintrase), do Sindicato dos Radialistas, do Sindicato dos Servidores Federais da Saúde (Sindsmifu), do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Sergipe (Sitracon) e do Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe (Sindifisco). Estavam ainda representantes da CTB-SE, CUT-SE, PCdoB-SE e o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho/SE, Raymundo Júnior.

Por Déa Jacobina, do Seeb-SE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.